Saúde e Beleza

Yoga para o rosto? Conheça os benefícios dessa técnica baseada na tradicional prática milenar

Os movimentos praticados na yoga facial são grandes aliados na hora da skincare, pois  atuam estimulando a circulação do sangue na região do rosto e pescoço, Foto: iStock
Os movimentos praticados na yoga facial são grandes aliados na hora da skincare, pois  atuam estimulando a circulação do sangue na região do rosto e pescoço, Foto: iStock

Prática de exercícios faciais promove relaxamento e rejuvenescimento da pele do rosto e pescoço

A yoga é uma prática originária da Índia, com registros que datam de aproximadamente 3500 a 1500 anos a.C. Por conta de seus benefícios para o corpo e para a mente, a prática tem se tornado muito comum em países do Ocidente. De acordo com dados do Strava, aplicativo em que é possível rastrear e compartilhar práticas de exercícios físicos, em 2021, a atividade dobrou dentro da plataforma, em comparação ao ano anterior.

O crescimento repentino tende a ser pela procura dos usuários em aliviar as tensões do isolamento social, causado pela pandemia da covid-19, por meio de alongamentos e controle da respiração. Além dos benefícios e exercícios já conhecidos, a prática tem outra vertente que está ganhando espaço.

Diferentemente da milenar yoga tradicional, a yoga facial é uma prática que ganhou notoriedade em 2018, quando a Duquesa de Sussex, Meghan Markle, revelou que o exercício facial era seu segredo para manter a pele rejuvenescida. Segundo um estudo de 2018 da revista científica JAMA-Dermatology, a yoga facial tem benefícios para a reabilitação da pele e tem eficácia comprovada para o rejuvenescimento do rosto. Por conta de sua praticidade, acessibilidade e resultados positivos, a técnica que une automassagens faciais e exercícios de respiração da tradicional yoga vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo das redes sociais, levando milhares de usuários a produzir vídeos com a prática no aplicativo TikTok.

Os movimentos praticados na yoga facial são grandes aliados na hora da skincare, pois  atuam estimulando a circulação do sangue na região do rosto e pescoço, permitindo que os nutrientes naturais da pele eliminem toxinas, promovendo a renovação das células. A massagem também atua no alongamento da pele e dos músculos faciais, promovendo alívio da tensão do rosto e evitando o aparecimento de rugas. A yoga facial também pode ser feita abaixo dos olhos, pois os movimentos na região permitem um alívio na inflamação responsável por causar olheiras. Além dos benefícios para o rosto, a técnica também é responsável pela sensação de bem-estar, causada pelo relaxamento e pela concentração na aplicação dos movimentos.

Os exercícios são feitos no rosto, pescoço e colo, sempre com movimentos suaves, de baixo para cima e de dentro para fora. Outra dica para ter sucesso na aplicação é não enrugar o rosto na hora do processo. Fazer esse gesto pode ocasionar rugas nas áreas tensionadas. A indicação para a eficácia da prática é que as massagens faciais sejam realizadas de forma regular com o auxílio de cremes por cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia. A busca por um profissional na área ajuda a escolher os movimentos ideais para cada região.

Para ter ainda melhores resultados com a yoga facial, é importante manter hábitos saudáveis para além da prática, como alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Outro aliado para um melhor resultado é o monitoramento de vitaminas e proteínas que atuam diretamente na saúde da pele e do corpo, como a vitamina E, responsável na atuação contra as agressões externas dos radicais livres, o colágeno tipo 2, que ajuda na redução de inflamações, a vitamina B5, responsável pelo rejuvenescimento da pele, entre outras.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*