Economia, Notícias

VW vai suspender parte da produção a fim de preparar fábrica do ABC para novo carro

VW vai suspender parte da produção a fim de preparar fábrica do ABC para novo carro
Fábrica de São Bernardo fará compacto com apelo de SUV. Foto: Anderson Amaral/Especial para o DR

A Volkswagen vai inter­rom­per parte da produção de sua fábrica em São Bernardo por duas semanas a partir do pró­ximo dia 25. A empresa dará férias coletivas a 4,5 mil funcionários com o objetivo de preparar a unidade do ABC para fabricar um novo carro.

Em entrevista concedida ao Estado de S. Paulo, o presidente da empresa na América Latina, Pablo Di Si, não deu detalhes sobre o modelo, que está na lista dos 20 lançamentos prometidos até 2020.

Ainda restam oito novidades, das quais quatro serão apresentadas neste ano e as demais, em 2020.

Em abril do ano passado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que representa dos tra­balhadores da Volkswagen, revelou que o modelo é um compacto com apelo de uti­­litário espor­tivo, ou “CUV”.

“O que posso dizer é que, daqui para frente, vamos focar nos SUVs, que é a tendência do mercado global e também do brasileiro, e em modelos de segmento superior”, afirmou Di Si. “Os populares não vão desaparecer, mas o segmento vai encolher”, prosseguiu.

Em 2016, a VW anunciou investimentos de R$ 7 bilhões no Brasil até 2020, dos quais R$ 2,6 bilhões em São Bernardo. O mo­mento contrasta com o da “vizinha” Ford, que informou há um mês o fechamento da fábrica no ABC até o final do ano, o encerramento da produção de caminhões e a concentração da produção de veículos leves e utilitários esportivos em Camaçari (BA).

“Estamos em uma situação diferente de investimento, de crescimento, de uso de novas tecnologias. Seguimos com o plano anunciado em 2016 (…) e espero, nos próximos meses, anunciar novo ci­clo para 2021 a 2025”, comparou Di Si.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*