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VW apresenta em première mundial o Taos, primeiro SUV da marca feito na Argentina

VW apresenta em première mundial o Taos, primeiro SUV da marca feito na Argentina
Design do Taos evoca silhueta típica dos SUVs, transmitindo imagem de robustez. Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

Com chegada prevista para o mercado brasileiro no segundo trimestre de 2021, o Taos foi apresentado na última terça-feira (13) por meio de live na internet. Anunciado como um “atacante vigoroso” para a chamada “ofensiva SUV” da Volkswagen, o Taos é um modelo de porte médio que vem com a pretensão para brigar pela liderança sul-americana do segmento com o Jeep Compass.

Não é pouca coisa. Primeiro utilitário esportivo produzido pela montadora alemã na Argentina, o Taos foi revelado ao mundo diretamente de Buenos Aires e marca a celebração do 40º ani­versário da marca no país vizi­nho. É resultado de investimento de US$ 650 milhões (mais de R$ 3,5 bilhões), empregados na modernização de equipamentos e infraestrutura da fábrica de General Pacheco.

No Brasil, o Taos deverá ser vendido nas duas configurações de acabamento adotadas em toda a linha Volkswagen, Comfortline e Highline, ambas equipadas com a conhecida motorização 250 TSI, com um 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque abastecido com etanol.

O motor 1.4 TSI flex é produzido em São Carlos, no interior paulista. Na Argentina, o motor será o mesmo, em uma versão que roda apenas com ga­so­lina. Para o mercado brasileiro, as duas versões terão transmissão automática de seis marchas e tração dianteira. Em princípio, a versão com tração integral que será oferecida na Argentina não deve chegar no Brasil.

Um dos pontos do Taos considerados como importantes pe­la Volkswagen é seu design – que, segundo a marca, evoca silhueta típica dos SUVs, transmitindo imagem sólida e robusta. Foram realçadas as caixas de roda quadra­­das com os cantos arredonda­dos, enquanto os para-choques “musculosos” aumentam a sensa­ção de força do conjunto.

As dimensões do Taos – 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de distância de entre-eixos – deixam o modelo sutilmente maior que o concorrente Compass. Na frente, o utilitário esportivo médio mostra acentuada elevação, ao lado das linhas angulares no para-choque. O Taos estreia a nova assinatura noturna da marca, conectando os faróis com uma linha de luz de LED que percorre a grade de um lado ao outro. Essa mesma “ponte de LEDs” se repete na parte de trás do veículo.

No interior do Taos, a disposição horizontal do conjunto do painel transmite a sensação de espaço e coloca à vista do moto­rista a “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo novo sistema de infoentretenimento VW Play, inaugurado pelo Nivus em maio. A central multimídia desenvolvida inteiramente pela equipe brasileira da Volkswagen, com tela touchscreen de 10,1 po­legadas, se propõe a entregar alto nível de informação, entretenimento e conectividade. O VW Play oferece a possibilidade de baixar aplicativos na VW Play Apps, configurar perfis, vincular o celular por meio do Wireless App Connect e programar o serviço de manutenção do carro.

Essa tecnologia do Taos se completa com o Active Info Display, painel digital de 10,2 polegadas que oferece a possibilidade de personalizar as informações mostradas, de acordo com o gos­to do motorista, e com o carregador de smartphones sem fio.

O Taos é equipado com algumas tecnologias que buscam facilitar a vida do motorista e aumentar a segurança. Uma delas é o Controle Adaptativo de Cruzeiro com Stop&Go. O sistema permite que o SUV mantenha a velocidade pré-selecionada e con­serve a distância do veículo à frente de forma autônoma. Se o outro carro parar por completo e arrancar novamente dentro de três segundos, o Taos repete todo o movimento automaticamente.

Outro sistema semiautônomo do Taos é a Frenagem Au­tônoma de Emergência com De­tector de Pedestres. Um radar frontal sempre ativo identifica o risco de colisão ou atropelamento e alerta o motorista sobre a possibilidade. Se o condutor não reagir, o SUV freia de forma autônoma, evitando ou reduzindo as consequências de um acidente.

O novo modelo traz ainda o Detector de Ponto Cego, que monitora objetos na zona não percebida pelo condutor e avisa quando um veículo se aproxima por trás, mantendo a segurança em uma tentativa de mudança de faixa errada. Esse dispositivo é complementado pelo Detector de Tráfego Traseiro, projetado para evitar as “indigestas” batidas dentro de estacionamentos. Esse sistema identifica os veículos que se aproximam por trás, alertando o motorista e freando automaticamente em caso de risco.

Ainda no quesito segurança passiva e ativa, o Taos conta com a mais recente tecnologia de iluminação da marca, a IQ. Light, que permite que os faróis de LED tenham alcance maior e mais amplo nas laterais, incluindo assistentes inteligentes para a direção, como o Dynamic Light Assist, que ajusta o facho dos faróis para evitar ofuscamento dos outros motoristas. A Luz de Conversão Dinâmica acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplicar ao volante.

PREÇO

A Volkswagen não revelou os preços de seu mais novo SUV, mas certamente se posicionarão acima dos R$ 122.990 do T-Cross Highline e abaixo dos R$ 145.430 do Tiguan Allspace 250 TSI, ambos equipados com o mesmo motor do Taos.

 

Montadora foi a última a investir no segmento na América do Sul

Ao apresentar o Taos, a Volks­wagen destacou o crescimento do mercado de SUVs no mundo e, em especial, na América Latina, foco principal do novo modelo. A marca alemã aponta para uma alta de até 35% do segmento de utilitários esportivos na região nos próximos cinco anos.

Apesar da evolução indisfarçável dos porcentuais de vendas, a marca alemã foi a última das grandes marcas a investir no segmento na América do Sul, o que deu tempo suficiente para vários modelos de outras montadoras brilharem. Depois do sucesso do Ford EcoSport, vieram Renault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Compass e, mais recentemente, o Chevrolet Tracker “made in Brazil”.

Embora possa parecer tardio, o movimento mostrado pela Volkswagen desde o ano passado – com o lançamento primeiro do T-Cross e, em 2020, com a estreia do Nivus – não deixa de ser importante. Enquanto o Taos anuncia a chegada para ser um concorrente à liderança do Compass nos médios, a marca alemã assiste seus dois SUVs compactos brasileiros disputarem a atenção nas vitrines das concessionárias. Apesar de ainda estar à frente nos emplacamentos, o T-Cross tem perdido volume de vendas desde o lançamento do “irmão cupê” Nivus, que está em “viés de alta”. Pela evolução das comercializações, ambos devem chegar ao final do ano brigando pelo posto de utilitário esportivo mais vendido da marca.

O anúncio da chegada do Taos ao mercado brasileiro no segundo trimestre do próximo ano, quando muitos apostavam que desembarcaria ainda em 2020, é mais uma evidência do estilo ponderado com que a Volkswagen se posiciona no segmento de SUVs na América do Sul.

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