Minha Cidade, Ribeirão Pires, Sua região

Volpi reafirma compromisso de valorização da rede de ensino de Ribeirão Pires

Palestrante do 1° Encontro dos Profissionais da Educação, prefeito apresentou panorama financeiro e ações adotadas para o funcionalismo, a exemplo da equiparação automática do Piso dos Professores a partir de 2022. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP
Palestrante do 1° Encontro dos Profissionais da Educação, prefeito apresentou panorama financeiro e ações adotadas para o funcionalismo, a exemplo da equiparação automática do Piso dos Professores a partir de 2022. Foto: Gabriel Mazzo/PMETRP

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, prestou contas das ações da admi­nistração municipal na última semana. Durante o evento, Volpi apresentou o cenário financeiro e esclareceu as res­trições de investimentos no quadro de funcionários em 2021 e reafirmou o compromisso com a valorização de todos os servidores da rede municipal de ensino a partir de janeiro de 2022.

“A economia que fizemos com a redução de secretarias e outras medidas de austeridade nas contas públicas nos dariam fôlego para realizar a equiparação dos salários dos professores ao Piso Nacional já neste ano. A aplicação do reajuste, entretanto, foi impedida por restrição legal imposta pela pandemia do coronavírus. Neste cenário, firmamos o compromisso legal de reajustar os salários dos professores a cada nova atualização do Piso pelo Governo Federal, de forma automática, a partir de 2022, além de revisar os salários de todas as classes profissionais”, destacou o prefeito.

A secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco, ressaltou a importância de aco­lher todos os profissionais da rede, especialmente considerando os desafios do pós-pandemia. As ações de reestruturação da rede municipal de ensino e novos projetos para o setor rea­lizados desde janeiro passam a integrar o recém-lançado Programa Florescer, que estabelece metas para o desenvolvimento e valorização das escolas e dos profissionais nos próximos anos.

“Em todo este processo, o desenvolvimento dos estudantes e de suas famílias é tema central das ações. A Educação, graças ao apoio intersetorial, está retomando seu protagonismo. Teremos, em breve, bons frutos a colher com este trabalho integrado”, avaliou a secretária.

Entre os projetos iniciados estão a criação do serviço APSE – Apoio Psicossocial Escolar; a implantação do Portifólio Digital para o acompanhamento de cada estudante em tempo real; a contratação de mais profissionais, entre professores efetivos e temporários, estagiários e agentes escolares; a aquisição de veículos, equipamentos e mobiliário; o aumento em 75% da verba destinada às APMs; a reestruturação do setor de Alimentação Escolar; a retomada das Salas de Recursos e professores de apoio no ensino regular; e o fortalecimento dos projetos pedagógicos.

O 1º Encontro dos Profissionais da Educação – Floresça contou com programação de atividades culturais e de valorização do trabalho das equipes escolares e dos departamentos de transporte, manutenção e administrativo da Secretaria de Educação. O evento foi promovido com o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo – SEJEL, Secretaria de Saúde, Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana – ZEMA, e Secretaria de Segurança, Mobilidade Urbana e Defesa Civil.

Foram recebidos no Encontro Floresça 1.400 funcionários que atuam diretamente na Secretaria de Educação. Os profissionais foram divididos em três grupos para o atendimento aos protocolos de segurança contra o coronavírus.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*