Editorias, Notícias, Veículos

Volkswagen completa 70 anos de Brasil com história atrelada a São Bernardo

Multinacional realizou evento simbólico de comemoração pela marca. Foto: Marcel Uyeta/PMSBC
Multinacional realizou evento simbólico de comemoração pela marca. Foto: Marcel Uyeta/PMSBC

Grande marca no mercado global da indústria automotiva, a Volkswagen completou nesta quinta-feira (23/03) 70 anos de atividades no Brasil com longa estada ligada a São Bernardo, história essa que se mistura com o progresso e avanço da cidade no período. Dentro do contexto de comemorações, a multinacional realizou evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, a primeira fora da Alemanha, para celebrar a data, com a presença de executivos da empresa, autoridades do Governo do Estado, da deputada estadual Carla Morando e do prefeito Orlando Morando.

São cerca de 8,2 mil empregos em São Bernardo – praticamente 13 mil funcionários em âmbito nacional -, o que mostra a dimensão da potência da fábrica no município, onde concentra a maior unidade do País. A história da Volks no Brasil começou exatamente em 23 de março de 1953 em um galpão na Rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo. O crescimento nas vendas levou a empresa a construir uma fábrica que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também base de exportação à América do Sul. Desta forma se deu a planta Anchieta, inaugurada em 1959.

“É um privilégio estar prefeito neste momento histórico da montadora, que se solidificou em São Bernardo, grande eixo logístico, consolidada não apenas na forma de um polo destacado de produção como também de exportação. Destaque para os empregos gerados na cidade, além do volume de investimentos ao longo dos anos, a cada dia se renovando e se incorporando às novas tecnologias”, sustentou o chefe do Executivo, Orlando Morando.

Além de ser um complexo industrial completo, a fábrica Anchieta mantém um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos de alta tecnologia e inovação – no País, já foram produzidos mais de 25 milhões de veículos no período. Na sequência surgiram as fábricas de Taubaté (SP, de veículos, datada de 1976), de São Carlos (SP, de motores, aberta em 1996), de São José dos Pinhais (PR, de veículos, de 1999) e o centro de peças e acessórios de Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.

Durante o evento, Ciro Possobom, então COO da Volkswagen no País, foi anunciado como novo CEO da companhia. “A nossa marca registra 70 anos de história. Neste momento, no presente, investimos em inovação tecnológica e no conceito de sustentabilidade. O grupo Volks do Brasil tem importância estratégica enorme e buscou a modernização de seu portifólio.” Presidente da empresa na América Latina, Alexander Seitz frisou que a Volks se encontra preparada para o futuro do mercado. “Estamos prontos para os próximos 70 anos. Trabalhando no presente e olhando para o futuro.”

A atividade serviu também como anúncio de novo veículo, um SUV, denominado ID.4, elétrico, que chegará no mercado de vendas ao Brasil no segundo semestre deste ano.

INVESTIMENTO – A multinacional deve efetivar investimento da ordem de R$ 7 bilhões na América Latina no ciclo iniciado no ano passado e que se estende até 2026 para fortalecer sua posição competitiva na região. Esse investimento estimado inclui projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*