Curiosidades

Você realmente conhece a moral dos Três Porquinhos?

Contos de fada não são apenas histórias bonitas, cheias de elementos visuais. Estudo realizado pela pesquisadora Marilyn Fleer, professora do Departamento de Educação da Universidade Monash, na Austrália, mostra que os contos de fadas são fundamentais na vida das crianças pelo fato de incentivarem o aprendizado e as envolverem na narrativa de tal forma que  se sintam motivadas a buscar soluções para os problemas dos personagens. Esses fatores as tornam crianças engajadas emocionalmente e proporcionam aprendizados que serão levados para o dia a dia, seja em brincadeiras ou em momentos da vida real.

Segundo Claudia Onofre, educadora da Dentro da História, esse tipo de leitura ainda é fundamental nos tempos atuais. “Mesmo com toda a tecnologia e novos brinquedos educativos que os pais podem oferecer aos filhos hoje em dia, os contos de fada continuam sendo elementos fundamentais na educação por atraírem os pequenos de modo que eles passem a associar as lições presentes na história, com experiências da rotina. O modo como os pais se engajam na leitura também é essencial para fixar as lições passadas no livro, na memória das crianças”, destaca.

Considerando todos os elementos especiais dos clássicos contos de fadas, a plataforma de livros infantis personalizáveis não poderia deixar os Três Porquinhos fora do seu portfólio, visto a importância que ele traz para a literatura e as lições que são passadas às crianças. “A história que marca gerações possui uma moral muito clara de acordo com as atitudes dos porquinhos na narrativa”, enfatiza Claudia.

 A HISTÓRIA DOS PORQUINHOS 

Como os três porquinhos têm o desejo de viver em casas separadas, protegidos do lobo mau, constroem suas casas utilizando materiais diferentes. Um deles utiliza palha, o outro madeira, e terminam a construção rapidamente, ansiosos para brincar e se divertir. Enquanto o mais velho dedica todo seu tempo e esforço construindo uma casinha de tijolos. 

Quando o Lobo faminto aparece, as casinhas dos irmãos mais novos são facilmente destruídas e o irmão mais velho, além de estar protegido em sua casa construída com muito capricho, acolhe os irmãos e os salva do problema. Desta forma, a moral da história já parece definida, ensinando aos pequenos que dedicação e o trabalho valem a pena. Porém, os ensinamentos ainda vão além.

Ainda de acordo com o estudo da Marilyn Fleer, as lições que os contos de fadas proporcionam estão muito relacionadas à moral dos Três Porquinhos. Na história, as crianças podem comparar os comportamentos dos personagens que tomam dois tipos de atitude: o foco no prazer imediato, e o foco em fazer o que é certo e adiar o prazer.

Os dois porquinhos mais novos se concentram em querer brincar, por isso, constroem suas casas de maneira mais fácil e rápida para se livrarem da tarefa chata. Essa decisão acaba trazendo más consequências para eles no futuro, com a chegada do lobo.

Enquanto isso, o porquinho mais velho, com mais experiência, foi capaz de entender a importância de planejar e dedicar esforços na construção da casa, adiando sua vontade de brincar para garantir o que seria melhor para o seu futuro.

Essa capacidade de percepção é algo que as crianças vão adquirindo ao longo da idade e das experiências que vivenciam. Segundo Claudia, quando os pais se deparam com uma situação parecida com a do conto, é a hora de aproveitá-lo. “Por exemplo, se a criança demonstrar que prefere brincar o dia inteiro ao invés de fazer o dever de casa, é o momento em que os pais podem resgatar na memória do filho a história que leram e lembrá-lo de como a decisão dos porquinhos que priorizaram a hora da brincadeira, acabou sendo ruim no futuro”, afirma a educadora. Dessa forma, os ensinamentos passados no conto dos Três Porquinhos podem ser levados até a vida adulta.

A DENTRO DA HISTÓRIA 

A Dentro da História é uma edtech brasileira que atua com personalização de livros infantis. Por meio de uma plataforma online que permite a criação de um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado, possibilita que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos. 

Com apenas 3 anos no mercado, a startup já vendeu mais de 400 mil livros personalizados, entre sucessos como Turma da Mônica, Batman, O Pequeno Príncipe, Galinha Pintadinha, Princesas Disney e muitos outros. O catálogo de livros da Dentro da História auxilia no desenvolvimento das crianças e potencializa em até três vezes a retenção do conteúdo e o aprendizado. 

Experimente criar o livro no site e receba este clássico personalizado em casa.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*