Minha Cidade, Santo André, Sua região

Vila de Paranapiacaba recebe programa Moeda Pet

A iniciativa que arrecada garrafas plásticas recicláveis e distribui ração para cães e gatos ocorreu em formato drive-thru. Foto: Helber Aggio/PSA
A iniciativa que arrecada garrafas plásticas recicláveis e distribui ração para cães e gatos ocorreu em formato drive-thru. Foto: Helber Aggio/PSA

Neste sábado (2), a charmosa vila inglesa de Paranapiacaba, conhecida por sediar o tradicional Festival de Inverno, recebeu pela primeira vez o programa Moeda Pet. A iniciativa que arrecada garrafas plásticas recicláveis e distribui ração para cães e gatos ocorreu em formato drive-thru.

“Tivemos mais uma edição coberta de solidariedade, amor e carinho aos nossos pets. O Moeda Pet é um programa que nos enche de orgulho pois, além de trazer benefícios para o meio ambiente da cidade, com a retirada destas garrafas de circulação, auxilia muito na causa animal. Estamos muito felizes por realizar o programa em Paranapiacaba, estimular a reciclagem e tornar a vila ainda mais sustentável”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Moradora da vila há 20 anos, Elisangela Vanda da Silva Andrade, de 42 anos, participou da edição do Moeda Pet deste sábado e comemorou que a iniciativa chegou até a vila. “Eu fiquei muito feliz. Sempre faço a separação do lixo reciclável para a coleta seletiva da semana, mas agora vou separar as garrafas para trocar por ração. Eu tenho um cachorro, mas essa ração eu vou levar para um cachorro que fica perto da casa da minha mãe”, comentou.

A iniciativa coloca Santo André à frente de políticas públicas que unem sustentabilidade e proteção animal. O programa estimula a reciclagem e garante dignidade aos animais da cidade. Além de atuar na causa animal, o Moeda Pet também protege o meio ambiente, ao retirar plástico de circulação.

Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de alimento para cães e gatos. Quem participa pode levar a ração para casa ou fazer a doação no local, que é destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre protetores independentes.

“Aqui na vila temos alguns cães abandonados e para dar um pouco de conforto para eles damos alimento e água. Quando soubemos da ação, mobilizamos os GCMs e conseguimos juntar cerca de 50 garrafas e trocamos por quase dez quilos de ração. Sempre aparece um novo cachorro, então essa ração vai ajudar bastante”, pontuou o Guarda Civil Municipal Thiago Franc

Empresas interessadas em contribuir com o programa por meio de parceria devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 4433-1958 ou pelo email aveiga@santoandre.sp.gov.br. Será acordado o volume de ração a ser doado mensalmente. Além de ajudar o meio ambiente e os animais, o parceiro ainda tem a divulgação da marca nas publicações associadas ao programa.

Sobre o programa

Realizado pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Secretaria de Meio Ambiente, o Moeda Pet conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem. Atualmente a farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e o Dr. Vet Hospital Veterinário são parceiros cadastrados.

Somente no ano passado, o programa distribuiu três toneladas de ração e arrecadou cerca de 73 mil garrafas. Em 2021, até o momento, foram entregues mais de duas toneladas de ração e foram arrecadadas mais de 58 mil garrafas. Neste sábado houve a participação de dez pessoas e a coleta de 21 quilos de garrafas PET.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*