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Versão top de linha Exclusive CVT moderniza imagem do Nissan Kicks

Versão top de linha Exclusive CVT moderniza imagem do Nissan Kicks
Frente da linha 2022 do Kicks traz a ampla grade Double V-motion combinada ao para-choque mais proeminente. Foto: Luiza Kreitlon/AutoMotrix

LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
AutoMotrix

Ainda sob o impacto da cri­se econômica, da resistente pan­demia de covid-19 e da fal­ta de componentes em escala glo­ba­l, notadamente semiconduto­re­s, o mercado brasileiro de au­to­mó­veis mostra oscilações inesperadas. Habituais líderes des­pencam no ranking enqua­n­to tradicionais coadjuvantes ga­nham protagonismo nas vendas. Nesse panorama de transição, a Nissan aproveitou para reestilizar seu modelo mais vendido, o Kicks. Apresentada em março, a linha 2022 do utilitário espor­tivo compacto incorporou tecnologias de conforto e segurança, sem elevar o preço em relação à anterior.

Apesar da estratégia, as vendas do Kicks cresceram pouco, saindo da média mensal de 3.037 emplacamentos de 2020 para 3.179 de março para cá. É o suficiente para mantê-lo no posto de 18º carro mais vendido do país, mas ainda distante da média de 4.672 vendas mensais de 2019.

As dificuldades com os fornecedores também prejudicam a evolução das vendas do novo Kicks, que trouxe mais tecnologias concentradas na versão top de linha, a Exclusive CVT com Pack Tech – já reajustada após o lançamento em R$ 7 mil e atualmente oferecida por R$ 126.990. Cores perolizadas ou metálicas – como o Azul Elétrico do modelo avaliado – adicionam R$ 1.550.

Lançado em julho de 2016, o Kicks foi inicialmente importado do México e, em abril de 2017, começou a ser produzido no complexo industrial da Nissan em Resende, (RJ), onde cerca de 200 mil unidades já foram feitas. O visual remodelado surgiu pela primeira vez na Tailândia, em maio do ano passado. Além da plataforma original, o novo Kicks preservou o conjunto motor-câm­bio com o propulsor flex 1,6 litro de 16 válvulas que produz 114 cavalos e 15,5 kgfm, com opções de câmbio manual de cinco velocidades (apenas na versão mais básica Sense) ou CVT com seis marchas simuladas para as outras configurações.

Em termos de estilo, a frente da linha 2022 ostenta a ampla grade Double V-motion combinada ao para-choque mais proe­minente, ambos valorizados pe­­los frisos cromados e pelos deta­lhes em black piano. Na versão Exclusive, os faróis de full-LED com função DLR (luz de rodagem diurna) são itens de série em todas as versões com câmbio CVT. As luzes de direção dos retrovisores externos também contam com LEDs, assim como as lanternas e a luz de freio. A antena tipo “barba­ta­na de tubarão” é de série e as ro­das de liga leve de 17 polegadas ga­nharam novo desenho.

Por dentro, é a versão Exclusive que ostenta as novidades da linha. Uma delas é o sistema de som premium Bose Personal Plus, com oito alto-falantes de alto desempenho (dois dos quais tweeters) e um amplificador digital. Outra é o multimídia Nissan Connect com tela de oito polegadas sensível ao toque, que inclui Android Auto e Apple CarPlay.

O painel de ins­trumentos multifuncional em TFT de sete polegadas tem mostradores con­figuráveis. Foram mantidas as tecnologias habituais das ver­sões top de linha do modelo, como o controle dinâmico de chassi, o auxílio de partida em rampa e a Visão 360º com detector de movimento. Complementam o pacote seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis. Opcionalmente, é possível acrescentar carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores tilt down (abaixam quando a ré é engatada).

PACOTE

O Pack Tech, que incrementa a versão Exclusive CVT para criar a configuração top do Kicks, acrescenta sistemas de segurança como o alerta de colisão frontal, com detecção de objetos na frente e aviso ao motorista no painel. Caso o condutor não acione o freio, o assistente inteligente aplica automaticamente a frenagem forçada. Também fazem parte do pacote os alertas de tráfego cruzado traseiro (previne colisões e atropelamentos nas manobras de ré), de veículo no ponto cego e de mudanças de faixa (o volante vibra quando o crossover está cruzando uma faixa de rolamento sem a seta acionada). O acendimento inteligente dos faróis muda o facho da luz alta para baixa quando um veículo se aproxima no sentido contrário.

Sem exageros

No Nissan Kicks desde o lançamento, há cinco anos, o motor flex 1.6 aspirado entrega 114 cavalos, com etanol ou gasolina, e 15,5 kgfm de torque. Apesar dos números pouco impactantes, o conjunto oferece agilidade no tráfego urbano e na estrada. Par­te do desempenho pode ser credi­tada ao baixo peso do SUV – a versão Exclusive pesa 1.139 kg em ordem de marcha. Ou seja, o crossover tem peso de hatch – são apenas 21 kg a mais que o GM Onix 1.0 Turbo Premier, que totaliza 1.118 kg. É claro que um turbo daria mais esportividade ao SUV, assim como a opção de acionamento manual de marchas simuladas, mas ambos foram descartados para não elevar o preço.

No uso urbano, o Kicks aten­de bem à demanda. Porém, na estrada, as limitações de torque e potência se tornam perceptíveis em ultrapassagens, principalmente com o veículo carregado. O câmbio CVT consegue dri­blar a eventual falta de fôlego do motor ao elevar a rotação com muita rapidez. Quem achar que falta “fôlego” pode recorrer ao botão Sport, que proporciona elevação dos giros nas trocas das marchas simuladas, algo mais perceptível nos ouvidos do que no desempenho dinâmico.

Aparentemente, a marca ja­ponesa não tem intenção de adotar no Kicks o moderno motor 1.3 turboflex com injeção direta apresentado no mês passado pela parceira Renault no novo Captur, que entrega 170 cv com etanol. Talvez a proposta do conglomerado Renault Nissan seja justamente manter os modelos em subsegmentos distintos dos SUVs compactos. Para quem acha que o Kicks carece de potência e torque, a Nissan deve lançar a versão híbrida E-Power até 2022.

O Kicks sempre foi um carro equilibrado, apesar da altura ele­vada. Contudo, foram aprimorados pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, aumentando a firmeza das suspensões, o que permite respostas mais diretas do volante em manobras e em alta velocidade. O Controle Dinâmico de Chassi identifica o movimento da carroceria e atua na suspensão, no freio-motor e nos sistemas de frenagens para manter o carro na trajetória definida. As frenagens foram beneficiadas por pneus de maior coeficiente de atrito. A direção elétrica progressiva é suave nas manobras e ganha firmeza conforme a velocidade aumenta.

A BORDO

Embora o conjunto motor-câmbio com CVT do Kicks ainda seja rumoroso, a cabine parece um pouco mais silenciosa em fortes acelerações – segundo a Nissan, na linha 2022, o para-brisa ganhou novo tratamento acústico. O ambiente menos barulhento ajuda a apreciar o som Bose Personal Plus, que oferece diferenciada experiência acústica graças aos dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas, inusitadamente localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista. A experiência de som imersivo pode ser controlada na tela do multimídia, para criar desde um efeito restrito somente à frente até um Surround 360º distribuído por todo o veículo. A qualidade do som é digna de nota.

Porém, não é apenas os ouvidos que a versão Exclusive CVT com Pack Tech do Kicks é capaz de surpreender. A Visão 360º continua a ser um espetáculo. Composta de quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os re­trovisores, que reproduzem visão periférica total, o sistema oferece “show” de imagens e faz o motorista se sentir dentro de um game. Disponível nas versões mais caras do modelo anterior, o sistema detecta objetos em movimento em torno do veículo e emite alertas visuais e sonoros.

Os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero continuam a ser um dos destaques do Kicks, pois ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral ao simular a posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade. O novo multimídia Nissan Connect tem boa visibilidade e comandos intuitivos.

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