Editorias, Notícias, Veículos

Versão Storm da Ranger desembarca no Brasil para reafirmar vocação off-road da picape

Versão Storm da Ranger desembarca no Brasil para reafirmar vocação off-road da picape
Grade dianteira com nome Storm em letras garrafais e faixas no capô e nas laterais identificam versão totalmente afinada com a aventura, o off-road e os esportes radicais. Foto: Divulgação/Ford

DANIEL DIAS
AutoMotrix

Chega neste mês às concessionárias da Ford a versão Storm (do inglês, tempestade) da picape média Ranger. O projeto foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, com produção na fábrica argentina de Pacheco. Com preço sugerido de R$ 150.990, a Ranger Storm vai ocupar novo espaço entre as versões intermediárias e a top da linha, de forma a ampliar o leque para os consumidores.

A configuração é usada na picape grande F-150 – veículo mais vendido nos EUA há muito tempo – e a expectativa é de que entre de vez no catálogo da Ranger. A versão foi desenvolvida no Brasil, com testes nos EUA, na Tailândia e na Austrália para garantir desempenho e durabilidade de seus componentes.

A Storm foi concebida totalmente afinada com o off-road, os esportes radicais e a aventura, combinando desempenho, estilo e equipamentos exclusivos. O modelo cabine dupla apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 como conceito teve grande aceitação pelo público na mostra paulistana.

A grade dianteira com o no­me Storm em letras garrafais é a assinatura da versão. A personalização inclui faixas no capô e nas laterais, alargadores de para-lamas, estribos, rodas e santantônio exclusivo, todos na cor preta, além de lanternas com lentes escurecidas herdadas da série especial global Wildtrak. Conta ainda com dois acessórios especiais: o snorkel e a capota marítima, que serão dados como cortesia aos 60 primeiros compradores da Storm.

A Ranger desfruta de boa re­pu­tação no off-road. Com for­ça de tração de até 5.950 kg, a picape da Ford tem a maior capacidade de imersão da ca­tegoria, de até 80 cm. A versão Storm leva esse desempenho a um nível ainda mais elevado.

Seu motor 3.2 Duratorq turbodiesel de cinco cilindros – com potência de 200 cv a 3 mil rpm e torque de 47,9 kgfm de 1.750 a 2.500 rpm – tem como característica a elasticidade e o alto torque em baixa rotação, acopla­do à transmissão automática de seis velocidades. O diferencial traseiro blocante, acionado por um botão no console, atua integrado ao sistema de tração 4×4, transferindo torque à roda com maior aderência para compensar variações no piso e transpor obstáculos com segurança.

A Ranger é a única picape média vendida no Brasil equipada com sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga. Esses recursos fazem parte do sistema AdvanceTrac, que contribui para a dirigibilidade da picape tanto vazia quanto carregada, e reúne controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida e de oscilação de reboque, assistência de frenagem e luzes de emergência em paradas bruscas.

Outro diferencial da configuração Storm são os pneus Scorpion AT Plus. Feitos especialmente para a picape em parceria com a Pirelli, oferecem de­sempenho e durabilidade dentro da proposta de uso 60% fora-de-estrada e 40% no asfalto.

A lista de equipamentos de série da Ranger Storm inclui direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia Sync 3 com tela de oito polegadas, painel configu­rável com duas telas de 4,2 polegadas, faróis de neblina, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, trio elétrico, faróis de neblina, piloto automático, computador de bordo, chave canivete com controle remoto, capô com mola a gás e gancho para reboque com provisão elétrica.

A lista de itens de conveniência na cabine inclui ajuste de altura do volante, ajuste de altura e lombar do banco do motorista, console com compartimento climatizado, central com porta-objetos e descansa-braço integrado, desembaçador do vidro traseiro, três pontos de força 12V e porta-luvas com chave. Ainda na parte de segurança, há ganchos Isofix para cadeiras infantis, chave programável MyKey, cintos dianteiros com pré-tensionadores e regulagem de altura e aviso so­noro/luminoso de afivelamento.

A Ford reafirmou em 2019 sua liderança mundial no segmento de picapes, com a venda de mais de 1,44 milhão de unidades dos modelos Série F e Ran­ger. O Brasil contribuiu para essa marca com mais de 22 mil unidades e a expectativa é continuar a avançar com a chegada da versão Storm.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*