LUIZ HUMBERTO MONTEIRO PEREIRA
AutoMotrix
Quando a atual geração da Strada chegou às concessionárias totalmente renovada, em julho do ano passado, já liderava o segmento brasileiro de picapes compactas há mais de duas décadas, com 60% de participação. O que mais haveria para conquistar? Pois a nova geração da picape da Fiat não só manteve a liderança em seu segmento como “beliscou” a inédita liderança das vendas gerais de automóveis, em setembro do ano passado, com 11.873 emplacamentos, sutil vantagem sobre os 11.710 do Onix no mesmo período. No restante do ano, o hatch da General Motors voltou a liderar com folga e terminou como líder, pelo sexto ano seguido.
Em 2021, o Onix foi o mais vendido em janeiro e fevereiro, mas a crescente falta de componentes levou à paralisação da fábrica de Gravataí (RS), onde é produzido, no início de março – o que deve durar até maio. Ao contrário do Onix, as vendas da Strada subiram mês a mês este ano e a picape disparou na liderança geral de vendas em março. Com as 10.268 unidades emplacadas no terceiro mês do ano, abriu larga vantagem sobre o Onix, que teve 7.933 exemplares vendidos.
É uma diferença tão ampla que deu à picape produzida em Betim (MG) a liderança geral das vendas de carros em 2021. Foram emplacadas 28.869 Strada no primeiro trimestre e 28.759 Onix no mesmo período. São só 110 unidades de frente, mas valem o posto de carro mais vendido do ano até aqui.
O design certamente embalou o sucesso da nova Strada. A frente elevada e o capô vincado ressaltam a robustez e os faróis afilados reforçam o estilo imponente. A linha de cintura ascendente destaca as caixas de rodas quadradas, e as lanternas assimétricas avançam pelas laterais.
Porém, a explicação para a ascensão da nova Strada ao pódio dos líderes de vendas normalmente restrito aos hatches está mais ligada às razões mercadológicas. Juntamente com a nova geração, a Strada apresentou a inédita configuração cabine dupla com quatro portas e homologada para cinco pessoas. Disponível em três opções de acabamento (Endurance, Freedom e Volcano), essa configuração permitiu à Strada brigar por consumidores que normalmente optariam pelos hatches para poder levar cinco pessoas. Na versão de cabine dupla, a caçamba da picape leva 844 litros/650 kg.
Contudo, para quem precisa de caçamba maior e não necessita levar tanta gente, existe a configuração Cabine Plus, para duas pessoas, anteriormente chamada de cabine estendida. Com capacidade para 1.354 litros/ 720 kg de carga, essa carroceria para dois passageiros é oferecida nas versões Endurance e Freedom. Tal diversidade de opções é um dos grandes trunfos da Strada.
Em termos de conjunto motor-câmbio, as versões de entrada Endurance da Strada são equipadas com o 1.4 Fire, que gera potência de 88 cavalos a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom até a top de linha Volcano, a Strada dispõe do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros também presente no Argo, com 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, são 101 cv a 6 mil rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm.
A transmissão é manual de cinco marchas – não há opção automática. Provavelmente ainda este ano, a picape receberá os novos motores Firefly com turbocompressor, injeção direta de combustível e controle eletrônico das válvulas de admissão.
Se a versão Endurance é bastante despojada e voltada para o trabalho, a Freedom vai além do óbvio em termos de equipamentos e se presta melhor ao lazer. Traz direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, painel de instrumentos TFT de 3,5 polegadas, capota marítima, indicador de troca de marcha, faróis de neblina e rodas de liga leve.
A Strada Freedom Cabine Plus, a mais equipada com cabine simples, é bastante procurada por praticantes de esportes radicais, que precisam transportar motocicletas, bicicletas ou pranchas. Seu preço começa em R$ 78.390, na cor sólida Preto Volcano. As cores sólidas Branco Bachisa e Vermelho Montecarlo (a do modelo testado) encarecem o modelo em R$ 900 e as metálicas Cinza Silverstone e Prata Bari aumentam o preço em R$ 2.300.
Como opcionais, são oferecidos o protetor de cárter (R$ 210), Pack Tech (multimídia Uconnect de sete polegadas com tela touchscreen e conectividade sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, tweeters, segunda entrada USB, controles de áudio no volante e câmera de ré, por R$ 3.050) e Pack Safety (airbags laterais e alerta de uso do cinto de segurança do passageiro, R$ 2.050). Com todos os opcionais e na cor avaliada, a Strada Freedom Cabine Plus custa R$ 84.600.
Proposta abrangente
Apesar de ter sua substituição pelos novos motores turbo Firefly prevista para este ano, o atual 1.3 Firefly de quatro cilindros aspirado, com 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque (com etanol), não faz feio e entrega boa desenvoltura à Strada Freedom Cabine Plus. No uso urbano, a picape é um veículo dócil. Sua direção eletricamente assistida torna fácil manobrar e ganha rigidez quando a velocidade aumenta. O câmbio manual de cinco marchas mantém o padrão dos compactos recentes da Fiat: é um tanto mole e de curso longo. Uma sexta marcha seria bem-vinda.
Dinamicamente, a Strada tem comportamento similar ao de sedãs compactos. Quase não se nota aquela traseira um tanto “solta”, comum às picapes de tração dianteira com caçamba vazia – evidentemente, o compartimento de carga carregado ajuda a “assentar” mais o veículo nas curvas rápidas. A suspensão é elevada, sendo que a traseira tem eixo ômega e molas parabólicas longitudinais, permitindo à picape se comportar dignamente em qualquer piso e com diferentes níveis de carga.
Nas trilhas ou estradas mais maltratadas, a plataforma MPP entrega razoável nível de conforto e boa dirigibilidade. Colaboram nesse sentido equipamentos como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e o controle de tração avançado E-Locker (TC+), sistema voltado para situações em terreno escorregadio. Ao acionar a tecla TC+, o sistema transfere mais torque para a roda com maior contato no solo por meio do diferencial para vencer os obstáculos do off-road. O mesmo TC+ ativa o ABS Off-Road, calibração que aprimora o comportamento de frenagem da Strada em superfícies deformáveis (areia, terra, brita e neve).
A BORDO
Dentro da Strada Freedom Cabine Plus, tudo é simples, mas funcional. Os plásticos duros dominam todo o painel e as portas. O volante tem regulagem de altura, mas não de profundidade. Há lugares específicos para celulares, garrafas, latas e outros objetos pessoais. Os dois para-sóis têm espelhos e há luz de leitura.
A versão avaliada trazia um opcional importante: a central multimídia Uconnect de sete polegadas, que agrega funções como navegação via Waze e Google Maps, reconhecimento de voz e leitura e resposta handsfree para SMS e WhatsApp.
O espaço atrás dos bancos permite levar volumes pequenos. Porém, a maior atração para quem busca a Strada Cabine Plus está fora da cabine: é a caçamba para 1.354 litros e 720 kg. O espaço tem 1,71 metro de comprimento – a das versões com cabine dupla tem apenas 1,17 m. Supera a da Toro em volume, mas não em capacidade de carga – a da Toro carrega 1.054 litros e uma tonelada.
Na Freedom Cabine Plus, a caçamba vem com capota marítima, ganchos para amarração, luz de iluminação e grade de proteção no vidro traseiro.