Diadema, Política-ABC, Sua região

Vereadores do PT de Diadema se reúnem para debater candidatura a federal

: Filippi e Ronaldo Lacerda já manifestaram interesse em concorrer. Foto: ArquivoOs vereadores da bancada petista em Diadema, Ronaldo Lacerda, Orlando Vitoriano e Josemundo Dario Queiroz, o Josa, e os ex-parlamentares que estavam na Câmara na última legislatura, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, José Antonio da Silva e Lilian Cabrera reúnem-se na próxima segunda-feira (19) para debater com o ex-prefeito José de Filippi Junior e o presidente municipal do partido, Mário Reali, a candidatura a deputado federal em 2018.

O nome que surgiu primeiro vem da própria bancada. Ronaldo Lacerda já se colocou como candidato, mas a possibilidade de José de Filippi disputar uma vaga na Câmara ganha corpo a cada dia. Em 2015, a indefinição para escolha do candidato a prefeito chegou a ter três nomes e quase levou a legenda a um racha interno.

A conversa, que será realizada na próxima semana, ainda em caráter informal e fora das decisões da executiva, tem como objetivo principal alinhar as expectativas. “Não podemos discutir 2018 sem discutir 2020”, afirmou uma fonte ligada ao partido. “Filippi já havia dito que tem interesse no Executivo, apesar de não ter aceitado a indicação de parte da militância para concorrer ao Paço, e agora quer ser federal. As coisas precisam ser mais claras”, destacou.

Prévias

Em 2015, o partido chegou à beira de uma prévia entre os então vereadores José Antonio e Maninho e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho. Zé Antonio e Vicentinho abriram mão da candidatura para apoiar Filippi, que já havia sido prefeito em dois mandatos. O ex-chefe do Executivo não quis concorrer e o candidato foi Maninho, que terminou a disputa em terceiro lugar.

“É importante frisar que a fila tem que andar. Sendo alguém da bancada candidato, abre-se espaços para novos nomes. A gente precisa de uma renovação e parar de focar apenas nas mesmas pessoas”, comentou a fonte consultada pelo Diário Regional. Entre os participantes da reunião, Josa e Maninho já manifestaram seu apoio a Filippi. Lilian e Orlando devem seguir com Ronaldo Lacerda. Os três são próximos do grupo político do deputado estadual Luiz Fernando. A posição ainda desconhecida é de José Antonio, primeiro suplente da bancada, que sabidamente ficou decepcionado com Filippi quando abriu mão de sua candidatura, mas teve seu apoio descartado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*