Política-ABC, Regional, Sua região

Vereadores acompanham apresentação do BRT no Consórcio ABC

A convite da entidade regional, empresa responsável projeto básico do novo modal detalhou iniciativa a representantes dos Legislativos. Foto: Divulgação/consórcio ABC
A convite da entidade regional, empresa responsável projeto básico do novo modal detalhou iniciativa a representantes dos Legislativos. Foto: Divulgação/consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu, nesta sexta-feira (18), presidentes das câmaras e vereadores da região para uma apresentação do projeto do BRT (sigla em inglês para transporte rápido por ônibus) que vai ligar o ABC à Capital. O encontro foi uma iniciativa da entidade regional para trazer destalhes do projeto aos Legislativos municipais.

A apresentação foi feita pela Systra, empresa que elaborou o projeto básico do BRT. O engenheiro projetista Paulo Belisário, da ABC Sistema de Transporte, e o coordenador de Comunicação da Metra, Thiago Terci, informaram que a previsão é inaugurar o modal entre o final de 2022 e o início de 2023.

O BRT terá 17,3 quilômetros, com 20 estações. A partida será centro de São Bernardo do Campo, passando por Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo, com paradas nos terminais Tamanduateí e Sacomã.

O sistema contará com vias segregadas e faixas exclusivas, integração semafórica, ônibus elétricos biarticulados e silenciosos e interligação com os sistemas municipais de transportes.  A demanda estimada é de 173 mil passageiros por dia.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, ressaltou a importância de detalhar o projeto aos representantes do Legislativo da região. “A expectativa em relação a esse projeto é muito grande na região, pois é uma obra que trará ligações com o Metrô e a CPTM, beneficiando a população das sete cidades”, afirmou Acacio Miranda.

A pauta da reunião também incluiu questões relacionadas ao Polo Petroquímico de Capuava, localizado na divisa entre Santo André, Mauá e a Zona Leste de São Paulo, e novas ações da Escola de Governo e Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, incluindo projetos voltados para os vereadores da região.

Também participaram da reunião os presidentes das Câmaras de Santo André, Pedrinho Botaro; de Mauá, Zé Carlos Nova Era; de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra, Charles Fumagalli, além dos vereadores Danilo Lima, de São Bernardo, Renan Pessoa, de Mauá, Marcelo Cabeleireiro, de Rio Grande da Serra, o secretário-geral legislativo da Câmara de Diadema, Marcelo Mendes, o assessor especial da Câmara de São Bernardo do Campo, Laércio Fregonezi, representando o presidente Estevão Camolesi, e o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo da Silva, o Carlinhos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*