Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Vereadora Lia Duarte propõe criação de minicreches

Lia Duarte: “é uma iniciativa que já se mostrou bem sucedida em outras cidades”. Foto: Reprodução FacebookA vereadora de São Bernardo Lia Duarte (PSDB) apresentou projeto de lei que autoriza a administração a desapropriar imóveis inscritos na dívida ativa do município para a implementação de creches de pequena capacidade de atendimento. Batizada de minicreches, a propositura visa atacar a demanda por educação infantil, que na cidade, segundo a parlamentar, passa de 10 mil crianças.
“O projeto já foi aprovado e está em análise no Executivo. É claro que haveria um custo, e até por isso ainda está sendo analisado. Porém, é uma iniciativa que já se mostrou bem sucedida em outras cidades e pode ser uma forma rápida de atacar o problema de falta de vagas”, argumentou a vereadora. Segundo o projeto, os imóveis serão adaptados para abrigar as creches, que também podem funcionar aos finais de semana e durante a noite.

Pedagoga de formação, Lia pretende que um dos seus focos de atuação seja a educação. “É de onde eu vim e também uma área com muita demanda”, declarou. “Costumo falar que as demandas no gabinete são muito dinâmicas. Não dá para o vereador se focar apenas em uma área, porque um dia é um problema na saúde, no outro uma solicitação de poda de árvore. Procuro estar sempre nas ruas, nas igrejas, nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para poder saber do que a população está precisando”, completou.

Com pelo menos 20 anos de atuação junto à comunidade, Lia já foi assessora parlamentar e participou de outras duas eleições para vereadora, em 2008 e 2012, ambas pelo PSC. “Agora a responsabilidade é maior, porque tenho um mandato. Tenho procurado cobrar os requerimentos, acompanhar as indicações, fazer um bom trabalho”, afirmou, citando que em neste primeiro semestre seu gabinete já despachou mais de 500 documentos do tipo.

Machismo

Lia Duarte integra o pequeno quadro de apenas quatro parlamentares nas Câmaras do ABC, que na legislatura passada, era formado por 10 vereadoras. Suplente, a tucana conquistou uma vaga quando o vereador Alex Mognon (PSDB) assumiu o cargo de secretário de Esportes e Lazer na administração. Além dela, Ana Nice (PT) também foi eleita em São Bernardo, Bete Siraque (PT) e Elian Santana (SD) em Santo André, e Sueli Nogueira (PMDB), em São Caetano.

“Vejo que ainda falta espaço para as mulheres na política. Falta apoio dos partidos, mas também falta a mulher acreditar que ela pode ocupar esse espaço”, declarou. A parlamentar é a favor de cotas para o Legislativo, como já foi proposto e aprovado em Comissões no Congresso, mas ainda aguarda votação em plenário. “Acredito que toda iniciativa que vise aumentar a participação feminina na política é bem-vinda”, pontuou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*