Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Vereador de São Bernardo propõe criação da ‘União Parlamentar do ABCDMRR’

Lima: "embora sejamos sete municipalidades distintas, a maioria dos assuntos de uma cidade impacta diretamente nas outras." Foto: Divulgação
Lima: “embora sejamos sete municipalidades distintas, a maioria dos assuntos de uma cidade impacta diretamente nas outras.” Foto: Divulgação

O vereador de São Bernardo Danilo Lima (PSDB) propôs a criação da ‘União Parlamentar do ABCDMRR’, a fim de aperfeiçoar a atuação dos Legislativos municipais no cumprimento de suas funções típicas, que são legislar e fiscalizar. Diferentemente do Grupo de Trabalho (GT) no Consórcio ABC, integrado pelos presidentes das Câmaras, na proposta de Lima o colegiado será composto por até um quarto dos vereadores de cada Legislativo da região.

Segundo o tucano, a implementação da “União Parlamentar do ABCDMRR” não resultará em custos adicionais que impactem o orçamento, como despesas com aluguel, contratação de pessoal, entre outros gastos, já que a ideia inicial é utilizar os espaços dos Legislativos para a realização de reuniões ordinárias e extraordinárias convocadas.

“Essa união de vereadores do ABC é uma tentativa de juntar parlamentares de todas as sete cidades para discutir assuntos comuns. Embora sejamos sete municipalidades distintas, a maioria dos assuntos de uma cidade impacta diretamente nas outras. Saúde, segurança pública, saneamento básico, turismo ecológico e empresarial; desenvolvimento econômico, habitação são alguns dos temas em comum. Serão diversas cabeças pensando assuntos comuns. Acredito que temos muito a evoluir e contribuir com essa união”, destacou Lima.

A proposta de Danilo Lima não é nova, mas o tucano afirmou que é uma ideia que precisa ser maturada. “Acho que tudo tem o seu tempo. É uma ideia que será engrandecida com a integração de todas as Câmaras e, principalmente, de todos os vereadores que desejarem participar. Não é limitada apenas aos presidentes, e também conta com a força popular dos moradores. Ninguém chega à vereança por acaso, cada parlamentar, acredito, tem feito a diferença em sua cidade, imagine essa força ampliada. Todos trarão novas ideias e levarão novas ideias, para seus mandatos, para a sua cidade também.”

O vereador afirmou que já conversou com parlamentares das demais cidades e a receptividade da ideia foi muito boa. “Foi aprovada na Câmara Municipal de São Bernardo uma moção de apoio de minha autoria sobre o tema, que agora será encami­nhada às demais Casas Legislativas da região”, destacou.

OUTRAS AÇÕES

O tucano tem se dedicado a outros temas neste início de mandato. Ao Diário regional, afirmou que estes primeiros cem dias têm sido um aprendizado diário. “Não tinha conhecimento do Legislativo, porque trabalhei apenas no Executivo. Porém, ao mesmo tempo tem sido surpreendente ver que pequenas atitudes e medidas que temos tomado têm feito a diferença para muitas pessoas.”

O tucano tem se dedicado a percorrer o município, o que motivou brincadeira entre seus apoiadores. “Essa história de “Chama o Danilo” foi uma brincadeira, que acabou se espalhando pela cidade. Deve-se ao fato da premissa que esta­beleci logo depois da vitória, de que faria, e estou cumprindo, um mandato próximo a população. Tanto que se contar toda a quilometragem do meu carro, indica que percorri a cidade de norte a sul, leste a oeste umas 18 vezes”, destacou o vereador, que também tem se debruçado sobre propostas voltadas ao combate à violência contra a mulher, cuja Comissão Especial para estudar o tema já foi constituída, além da proteção à represa Billings.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*