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Vendas no varejo cresceram 2% em novembro, diz IBGE

As vendas no varejo brasileiro cresceram 2% em novembro na comparação com outubro, mas caíram 3,5% ante o mesmo mês de 2015, informou ontem (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta interrompeu sequência de quatro quedas mensais consecutivas. O dado também veio melhor do que o centro de expectativas dos economistas consultados pe­­la agência internacional Bloom­berg, que estimavam alta de 0,3% no mês e queda de 5,3% na comparação com novembro de 2015. No acumulado do ano até novembro, as vendas no varejo recuaram 6,4%

Segundo o IBGE, a maior influência para a alta de novembro veio do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou crescimento de 0,9%.
Outro destaque veio de artigos de uso pessoal e doméstico, que avançou 7,2%. Móveis e eletrodomésticos subiu 2,1% e o setor de equipa­mentos de escritório, informática e comunicação, 4,3%.

Perdas

Cálculos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontam que o varejo deve perder R$ 10,5 bilhões neste ano devido a feriados nacionais que emendam com fins de semana. Esse montante é 2% superior ao projetado para 2016.

O aumento deve-se ao fato de que, neste ano, o país terá um feriado prolongado a mais do que no ano passado e um feriado simples em dia de semana a mais.

O setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder cerca de R$ 1,1 bilhão com feriados e pontes de 2017, 23% a mais do que em 2016.
O segmento de supermercados deve registrar prejuízos perto de R$ 3 bilhões, 2% acima do calculado para 2016. Para o setor de farmácias e perfumarias, a entidade prevê perda de R$ 1,6 bilhão, aumento de 7%.

O segmento Outras Atividades, no qual está incluído o comércio de combustíveis, deve ser o único a registrar variação positiva. Segundo a FecomercioSP queda de vendas provocadas pelos feriados é de R$ 3,9 bilhões este ano, 8% a menos que no ano passado.

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