Economia, Notícias

Vendas de veículos em agosto têm o melhor resultado em três anos e meio

Vendas de veículos em agosto têm o melhor resultado em três anos e meioAs vendas de veí­culos novos no Brasil confirmaram o momento positivo e registraram em agosto o melhor resultado em 43 meses. Foram emplacados 248,6 mil carros, comerciais leves, cami­nhões e ônibus, maior volume desde as 253,8 mil unidades licen­cia­­das em janeiro de 2015.

Os dados foram divulgados ontem (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fena­brave), entidade que represen­ta 7,4 mil concessionárias.

O resultado foi 14,3% superior ao apurado em julho, quando foram licenciados 217,5 mil unidades, e 14,9% acima do verificado no mesmo mês do ano passado (216,5 mil).

“Embora o cenário político esteja indefinido, o que nos impede de ter visão mais clara sobre seus efeitos na economia nos próximos meses, o mercado tem se comportado da forma esperada. A primeira quinzena de agosto já demons­trava aquecimento nas vendas em comparação ao mês anterior”, afirmou o pre­sidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

“Este desempenho positi­vo tem, como pilares, a estabilidade dos índices de confi­ança e da inadimplência no setor da distribuição”, prosse­guiu Assumpção Júnior.

O presidente da Fenabrave ressaltou que, com 23 dias úteis, a média diária de vendas de agosto teve alta de 9,3% an­te a média de julho, com 22. “Esse resultado é re­levante pois, mesmo com mais dias úteis, a média diária foi ainda maior”, comentou.

No acumulado do ano até agosto, as vendas de auto­veículos cresceram 14,9%, pa­ra 1,63 milhão de unidades.

Em julho, após contabilizar o impacto da greve dos cami­nhoneiros, a Fenabrave revisou para baixo as previsões sobre as vendas em 2018. Antes, esperava alta de 12,3%, que foi revista para 10%. A entidade, contudo, ain­da não anunciou se vai divulgar nova revisão.

SEGMENTOS

No corte por segmentos, o de carros e comerciais leves teve alta nas vendas de 14,7% em agosto sobre julho, para 239,2 mil veículos licencia­dos. De janeiro a agosto, esses segmentos cresceram 14,1% ante o mesmo período do ano passado, para 1,57 milhão de unidades.

O segmento de caminhões e ônibus, por sua vez, emplacou 9.393 unidades em agosto, alta de 4,9% sobre julho e de 40,9% contra o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano até agosto, o setor cresceu 42,4%, para quase 58 mil veículos vendidos.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*