As vendas de veículos novos no Brasil confirmaram o momento positivo e registraram em agosto o melhor resultado em 43 meses. Foram emplacados 248,6 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, maior volume desde as 253,8 mil unidades licenciadas em janeiro de 2015.
Os dados foram divulgados ontem (3) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa 7,4 mil concessionárias.
O resultado foi 14,3% superior ao apurado em julho, quando foram licenciados 217,5 mil unidades, e 14,9% acima do verificado no mesmo mês do ano passado (216,5 mil).
“Embora o cenário político esteja indefinido, o que nos impede de ter visão mais clara sobre seus efeitos na economia nos próximos meses, o mercado tem se comportado da forma esperada. A primeira quinzena de agosto já demonstrava aquecimento nas vendas em comparação ao mês anterior”, afirmou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
“Este desempenho positivo tem, como pilares, a estabilidade dos índices de confiança e da inadimplência no setor da distribuição”, prosseguiu Assumpção Júnior.
O presidente da Fenabrave ressaltou que, com 23 dias úteis, a média diária de vendas de agosto teve alta de 9,3% ante a média de julho, com 22. “Esse resultado é relevante pois, mesmo com mais dias úteis, a média diária foi ainda maior”, comentou.
No acumulado do ano até agosto, as vendas de autoveículos cresceram 14,9%, para 1,63 milhão de unidades.
Em julho, após contabilizar o impacto da greve dos caminhoneiros, a Fenabrave revisou para baixo as previsões sobre as vendas em 2018. Antes, esperava alta de 12,3%, que foi revista para 10%. A entidade, contudo, ainda não anunciou se vai divulgar nova revisão.
SEGMENTOS
No corte por segmentos, o de carros e comerciais leves teve alta nas vendas de 14,7% em agosto sobre julho, para 239,2 mil veículos licenciados. De janeiro a agosto, esses segmentos cresceram 14,1% ante o mesmo período do ano passado, para 1,57 milhão de unidades.
O segmento de caminhões e ônibus, por sua vez, emplacou 9.393 unidades em agosto, alta de 4,9% sobre julho e de 40,9% contra o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano até agosto, o setor cresceu 42,4%, para quase 58 mil veículos vendidos.