
O mercado de veículos novos no Brasil esboçou reação em fevereiro. No segundo mês deste ano foram vendidas 200,98 mil unidades, aumento de 1,18% em relação a igual mês de 2019, segundo dados que consideram os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
Em relação a janeiro deste ano, o aumento foi de 3,89%. Ainda assim, no acumulado de 2020, a queda é de 0,99% ante igual período de 2019. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que representa as concessionárias.
De um lado, os resultados de fevereiro foram influenciados positivamente pela adoção das novas placas do Mercosul. No Estado de São Paulo, maior mercado do Brasil, a mudança adiou milhares de emplacamentos que seriam feitos na última semana de janeiro e só foram realizados em fevereiro.
Por outro lado, o mês foi prejudicado pelo feriado do Carnaval, que no ano passado ocorreu em março.
Para ter uma noção mais precisa do dinamismo do mercado, executivos do setor têm afirmado que é melhor esperar o fechamento do primeiro trimestre, para que dê tempo de os efeitos do Carnaval e da mudança de placa se dissiparem. Com isso, os representantes da indústria acreditam que a variação acumulada do ano deixará o terreno negativo para passar ao positivo.
Entre os veículos leves, que incluem segmentos de carros e comerciais leves e representam mais de 90% do mercado, os emplacamentos somaram 192,6 mil unidades em fevereiro, aumento de 4,63% ante janeiro e avanço de 1,48% contra fevereiro de 2019. No acumulado de 2020 houve baixa de 0,98%, para 376,8 mil unidades.
O segmento de pesados, contudo, apresentou retração. Foram vendidas 6,5 mil caminhões em fevereiro de 2020, queda de 9,42% ante janeiro e recuo de 4,52% em relação a fevereiro de 2019. No acumulado do ano houve baixa de 0,40%, para 13,7 mil unidades.
No segmento de ônibus, foram comercializadas 1.840 unidades. O número representa diminuição de 14,66% ante janeiro e de 7,35% ante fevereiro do ano passado. No acumulado do ano houve baixa de 4,61%, para 4 mil unidades.
Para o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, embora o desempenho do bimestre tenha apresentado pequena retração nas vendas, a entidade mantém expectativas otimistas para o ano.
“O primeiro bimestre sofre com os impactos das férias escolares e com os compromissos de início do ano, como IPTU e despesas com material escolar, além do reflexo da pausa para o Carnaval. Por isso, consideramos o desempenho do primeiro bimestre normal. Nossas projeções estão mantidas em um crescimento geral em torno de 10% para 2020. Continuamos confiantes de que teremos novo ciclo de crescimento, nos próximos meses, nas vendas de veículos no país.”
Precisamos trabalhar duro para fazer nossa economia crescer. É o único caminho para a melhora da qualidade de vida das próximas gerações.