Economia, Notícias

Venda de veículos cresce nos primeiros cinco meses de 2017

Números computados até a manhã de ontem (26) registram alta de 0,2% nos emplacamentos de veículos de passeio. Foto: Arquivo/ABrO setor automotivo deve voltar a ter indicadores positivos em junho. Dados parciais levantados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as monta­doras, demonstram que as ven­das acu­muladas nos primei­ros cinco meses de 2017 vão superar o resultado obtido no mesmo período do ano passado.

Os números computados até a manhã de ontem (26) registram alta de 0,2% nos emplacamentos de veículos de passeio e de 0,8% nos de comerciais leves entre janeiro e maio ante igual intervalo de 2016.

Ao fechar a conta total, o que inclui veículos pesados, há queda de 0,4%. Isso ocorre porque as vendas de ônibus e caminhões puxam o número para baixo.

A Anfavea acredita que os resultados dos próximos dias úteis deste mês serão suficientes para superar o acumulado dos cinco primeiros meses de 2016, quando foram licenciados 811,7 mil veículos.

Apesar da crise política, a entidade afirma manter as conversas setoriais com os ministérios para implementar a agenda chamada Rota 2030, que busca dar mais previsibilidade ao setor industrial no Brasil.

As discussões passam por mudanças tributárias, incluindo o modelo de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); suporte aos fornecedores locais de peças, definição de metas de eficiência energética e a implementação de um programa de renovação da frota.

“Nossa intenção é construir o futuro com uma visão de longo prazo, para dar previsibilidade a nossas empresas”, disse recentemente o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*