Saúde e Beleza

Varicocele causa infertilidade no homem, entenda como diagnosticar

A varicocele é uma doença que causa a dilatação das veias testiculares e pode comprometer a fertilidade masculina. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Varicocele é responsável por 40% da infertilidade masculina.

Essa condição acontece pela posição vertical do homem, que predispõem a dificuldade de drenagem venosa dos testículos através do cordão espermático. Apesar de a Varicocele ser assintomática na maioria das vezes, o aumento do volume escrotal, a dor testicular e sensação de peso são alguns dos sinais mais comuns.

O autoexame, segundo o médico urologista, Dr. Marcos Tobias Machado, é uma das maneiras de detectar a doença. “O autoexame é importante para identificar o aumento do volume escrotal na área do cordão espermático, tipicamente com a consistência de um saco de vermes, a partir disso, deve-se procurar um médico”, indica.

Por se tratar do testículo, a fertilidade do homem é danificada, sendo o único risco da doença. Isso acontece, pois, para a produção do sêmen, existe uma temperatura ideal e com a varicocele, essa temperatura aumenta 1 grau Celsius, prejudicando a qualidade e quantidade do sêmen.

De acordo com o especialista, a varicocele é mais comum na puberdade devido ao desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos, visto que qualquer mudança chama a atenção do paciente. Já em homens, com faixa etária entre 60 e 65 anos, pode ser causado por um tumor renal, correndo o risco de crescer para dentro da veia renal e causar uma dificuldade de drenagem da veia espermática esquerda – o que se chama varicocele aguda.

Para o urologista, Dr. Marcos Tobias, existe uma predisposição genética, semelhante ao que ocorre com as varizes de membros inferiores. Além disso, há uma explicação anatômica que justifica o porquê do quadro se apresentar com mais frequência do lado esquerdo. “O motivo de a varicocele atingir o lado esquerdo do testículo é pela drenagem da veia espermática esquerda na veia renal e a direita, direto na veia cava”, explica Dr. Marcos.

O tratamento da doença é feito por meio de cirurgia com uma pequena incisão, para a ligadura das veias dilatadas, com recuperação mais rápida.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*