Arte & Lazer, Música

Vânia Bastos canta Pixinguinha em S.André

A cantora Vânia Bastos apresentará sábado (17), no Sesc Santo André, o show “Concerto para Pixinguinha”, que marca também o lançamento do CD de mesmo nome, editado pelo selo Conexão Musical, do produtor Fran Carlo. O show vem sendo apresentado em várias capitais do Brasil, desde 2013, quando estreou, marcando os 40 anos da morte do compositor. Da banda participam os músicos Nelton Essi (vibrafone), César Roversi (sopros) e Jônatas Sansão (bateria).

Compositor, orquestrador, flautista e saxofonista, Pixinguinha, cujo nome verdadeiro é Alfredo da Rocha Viana Filho, além de compor obras que se tornaram ‘clássicos’ da nossa música, fez orquestrações para cinema e teatro, e arranjos para intérpretes famosos da época, como Carmen Miranda, por exemplo. É parceiro de Braguinha, Vinicius de Moraes e Hemínio Bello de Carvalho. Nos anos 1920, fundou o grupo Oito Batutas, que foi o primeiro regional brasileiro a sair do país para uma excursão internacional. Foram para a Europa para passar 30 dias, mas o sucesso foi tanto que ficaram seis meses.

No repertório do show, Vânia Bastos interpreta músicas como “Lamentos” e “Mundo Melhor” (parcerias com Vinícius de Moraes) e “Fala baixinho” (dele com Hermínio Belo de Carvalho). Já o Marcos Paiva Quarteto apresenta as instrumentais “Displicente”, “Recordações” e “São Lourenço no vinho” .

Vânia Bastos tornou-se conhecida inicialmente por seu trabalho na banda Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé. Em seus 30 anos de carreira, lançou mais de uma dezena de discos, alguns dedicados às obras de Tom Jobim, Caetano Veloso e à turma do Clube da Esquina. “Belas e Feras”, seu oitavo disco, voltado às compositoras brasileiras, rendeu-lhe temporada de shows, de muito sucesso em todo o país. Seu último trabalho, ‘Na Boca do Lobo’, mostra a obra de Edu Lobo.

Serviço – O show Concerto para Pixinguinha acontece no sábado, dia 17, no Sesc Santo André, às 20 horas. O Sesc Santo André fica na rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Mais informações pelo telefone 4469 1200 e pelo site www.sescsp.org.br.

Apresentação marca os  40 anos de  morte do compositor. Foto: Vinícius Campos/Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*