Minha Cidade, Regional, Sua região

Vacinação contra covid no ABC avança e supera 80% da população adulta imunizada

Prefeitura de Ribeirão Pires inicia hoje vacinação de jovens com 18 anos contra a covid. Foto: Divulgação/PMRP
Prefeitura de Ribeirão Pires inicia hoje vacinação de jovens com 18 anos contra a covid. Foto: Divulgação/PMRP

O ABC ultrapassou a marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina contra a co­vid-19. A região superou ain­da 30% da população acima de 18 anos com o esquema vacinal completo.

De acordo com dados das secretarias municipais de Saúde, compilados pelo Consórcio Intermunicipal ABC, foram aplicadas até esta quinta-feira (4) 2,339 milhões de doses de um dos quatro imunizantes aprovados para uso no Brasil. O total corresponde a 80,4% do público-alvo de 2,09 milhões de pessoas vacináveis nas sete cidades. Além disso, 31,5% de todas as pessoas com 18 anos ou mais que residem na região já estão com o esquema vacinal completo.

O grupo de vacináveis é representado pelas pessoas acima de 18 anos que, pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), podem receber as doses. O público adulto alvo do PNI foi definido considerando as informações do Censo 2010 e da estimativa da população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.

Entre as cidades, Santo André e Ribeirão Pires estão próximas de completar a imunização da população adulta com pelo menos uma dose, com porcentuais de 86,5% e 86,3% respectivamente. Em São Caetano, a cobertura está em 82,4%, seguida de Diadema (80,5%), São Bernardo (79,9%), Mauá (70,3%) e Rio Grande da Serra (66,4%).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o avanço da vacinação dos sete municípios é fundamental para a região superar a pandemia. “A vacina é o caminho para vencermos o coronavírus. Nossa região segue avançando com o calendário conforme novas remessas são recebidas pelas sete cidades, que seguem desenvolvendo uma logística ágil e organizada para imunizar a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

RIBEIRÃO PIRES

Ribeirão Pires dá início hoje (7) à imunização contra a covid de jovens de 18 anos e se torna o primeiro município do ABC a vacinar pessoas nessa faixa etária. Além disso, a prefeitura encerra as atividade do Hospital de Campanha da cidade.

“Tivemos média de dois pacientes internados na última semana, o que por hora não justifica a manutenção da Unidade Hospitalar. No entanto, manteremos a estrutura física para em caso de uma terceira onda, estarmos preparados para dar todo o suporte necessário”, destacou o secretário de Saúde, Audrei Rocha.

O Hospital de Campanha de Ribeirão Pires já não recebe pacientes desde o último dia 31 de julho, quando as duas pessoas que estavam internadas foram transferidas para o complexo hospitalar da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, que está equipada com 16 leitos, sendo cinco de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 10 de enfermaria e um de isolamento.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*