Últimas Notícias

USCS se prepara para testar vacina contra o coronavírus

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) prepara a sua estrutura para iniciar os testes da vacina contra a covid-19. Nesta terça-feira (14) foi assinado o termo de colaboração com o Instituto Butantan, ratificando a autarquia como um dos 12 centros de pesquisas do país escolhidos para esta terceira e última fase de testes da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech.

“É motivo de muito orgu­lho para nós, de São Caetano, participarmos de um projeto em prol da humanidade”, des­tacou o prefeito José Auricchio Júnior, durante encontro com o reitor da USCS, Leandro Prearo, na noite de segunda-feira (13), no Palácio da Cerâmica. “Estamos adaptando os nossos laboratórios para receber os equipamentos do Instituto Butantan e iniciarmos os testes”, afirmou Prearo.

TESTES

Na mesma data, o governador João Doria anunciou o lançamento da plataforma para a triagem de voluntários no estudo, disponibilizada no portal www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina.

Os testes (um dos mais avançados do mundo) serão aplicados em 9 mil profissionais da Saúde do país que estejam atuando no atendimento a pacientes com covid-19. A nova plataforma permite que o voluntário responda a algumas perguntas iniciais para saber se tem o perfil necessário para participar dos testes.

Após esta etapa, serão informados os endereços dos centros de pesquisa que devem ser procurados para, enfim, iniciarem todos os processos necessários para confirmar a participação. Cada centro ficará responsável pelas informações coletadas dos voluntários, que serão sigilosas.

Dentre os critérios para a seleção dos voluntários, estão também não ter sofrido infecção provocada pelo novo coronavírus, não ter participado de ou­tros estudos e as mulheres não poderão estar grávidas ou estarem planejando uma gravidez nos próximos três meses. Outra restrição é não ter doenças instáveis ou que precisem de medicações que alterem a resposta imune.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*