Minha Cidade, Santo André, Sua região

Universidades do exterior visitam Consórcio e Agência de Desenvolvimento

Reunião proporcionou a troca de ideias e a apresentação de ações das entidades em âmbito regional. Foto: Divulgação/Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal do ABC e a Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, receberam, na tarde de ontem (5), a visita de representantes de universidades latino-americanas. A reunião proporcionou a troca de ideias e a apresentação de ações desenvolvidas pelas duas entidades em âmbito regional.

Intermediado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento, Joaquim Celso Freire, o encontro reuniu o vice-reitor da Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila), Nielsen de Paula Pires; o professor de Ciências Sociais da Universidade da República do Uruguai e secretário da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Fernando Correa; e o vice-presidente da Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração (AUALCPI) e presidente da ONG Opção Brasil, Daniel Vaz.

O secretário executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, ressaltou a participação da entidade em ações de integração com os países da América Latina, com destaque para o Mercosul. “Existe uma tradição muito forte da presença dos municípios da região do ABC na Secretaria Executiva de Mercocidades, seguindo a lógica da complementaridade produtiva entre os países e regiões do Mercosul”, afirmou.

Ações regionais

A visita resgatou o contexto histórico de criação das ações de caráter regional, principalmente diante da crise da indústria automotiva e das necessidades do ABC. “Devemos pensar em alternativas de inovação, em parceria com as universidades e indústrias, pensando na população que vive aqui, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional”, explicou o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento, Giovanni Rocco.

Após a apresentação, os visitantes puderam tirar dúvidas e sugeriram a troca acadêmica entre as instituições. “O trabalho feito aqui é louvável. Um exemplo de atuação para o país e que deve ser mais publicizado”, destacou o vice-reitor da Unila, Nielsen de Paula Pires.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*