Últimas Notícias

Unidade de Saúde Centro abre hoje para vacinação contra o sarampo

A Unidade de Saúde Centro, localizada na rua Campos Sales, em Santo André, realizará mais uma força-tarefa de vacinação contra o sarampo, hoje (24). A unidade estará aberta para realizar imunização das 8h às 17h. O público-alvo é formado por crianças de 6 a 12 meses e jovens de 15 a 29 anos.

“É de suma importância que os bebês de 6 a 12 meses e os jovens de 15 a 29 anos de idade compareçam para tomar a sua vacina, protegendo-se contra o sarampo. Esses dois grupos representam quase 70% dos casos confirmados no Estado e em nosso município. A proteção de um representa a proteção de todos”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde,  Ana Lucia Ferreira Oliveira Meira.

Além da ação deste sábado, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde ampliou o horário de vacinação em oito unidades de saúde. A imunização, que ocorre normalmente das 8h às 17h, está sendo realizada de segunda a sexta até as 19h nas Unidades de Saúde (US) Centro, Paraíso, Utinga, Vila Luzita e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Santo Alberto, Jardim Carla e Jardim Santo André. A USF Parque Miami atenderá das 8h às 21h.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, transmitida de forma semelhante à gripe, por meio do espirro e tosse. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é de cerca de 15 dias, mas a transmissão da doença ocorre antes do aparecimento dos sintomas e se estende até o quarto dia depois que surgiram as manchas vermelhas na pele.

Os sintomas iniciais da doença também são semelhantes aos da gripe (febre alta, acompanhadas de coriza e tosse), além de irritação nos olhos e na evolução, manchas na pele. As principais complicações são pneumonia, otite (infecção no ouvido) e meningite.

A única forma de prevenção contra o sarampo é a vacina. A tríplice viral é uma vacina segura que garante a proteção contra sarampo, rubéola e caxumba e é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, uso de imunossupressores ou corticóide por longo período.

A campanha de vacinação contra o sarampo seguirá até o dia 31, em todas as unidades de saúde.

Unidade de Saúde que atenderá na força-tarefa do sábado (24), das 8h às 17h:

US Centro – Rua Campos Sales, nº 575 – Centro

Unidades que atendem em horário estendido de segunda a sexta:

USF Jardim Santo André – R. Sete, s/n° – Jardim Santo André – das 8h às 19h

US Centro – Rua Campos Sales, nº 575 – Centro – das 8h às 19h

US / USF Paraíso – Rua Juquiá, nº 256 – Bairro Paraíso – das 8h às 19h

US / USF Utinga – Alameda México, s/nº – Vila Metalúrgica  – das 8h às 19h

USF Jardim Santo Alberto – Rua Almada, 745 – Jardim Santo Alberto  – das 8h às 19h

USF Jardim Carla – Rua José de Alencar, s/nº – Jardim Carla  – das 8h às 19h

US / USF Vila Luzita – Avenida Dom Pedro I, nº 4197 – Vila Luzita – das 8h às 19h

USF Parque Miami – Estrada do Pedroso, nº 5151 – Parque Miami  – das 8h às 21h

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*