Arte & Lazer, Roteiro

UFABC participa da reestruturação e criação do plano museológico da Pinacoteca de S.Bernardo

Atividade realizada por alunos voluntários é pioneira no ABC. Foto: DivulgaçãoA Universidade Federal do ABC (UFABC), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), está participando, com um grupo de 20 voluntários, da reestruturação da reserva técnica, da construção do laboratório de conservação, da catalogação e armazenamento das peças que compõem o acervo e da criação de um plano museológico e políticas de acervo e segurança da Pinacoteca de São Bernardo. O projeto, financiado pelo ProAC, vai entrar para a história cultural do ABC, uma vez que nenhum museu e instituições correlacionadas contam tais diretrizes validadas. A atividade realizada pelos alunos voluntários é pioneira na região do ABC e segue as premissas dos principais museus do mundo.

“A ‘Nova Museologia’ pressupõe interdisciplinaridade, uma gestão colaborativa e a participação social nas decisões do museu. A meu ver, esse é o único caminho para a Pinacoteca e para qualquer instituição que queira fazer um trabalho relevante hoje em dia. Nesse sentido, a UFABC está tendo um papel fundamental na execução, pois foi por meio dela que conseguimos a multidisciplinaridade que precisávamos. Temos futuros engenheiros aeroespaciais, filósofos, historiadores e todas as faculdades técnicas que essa demanda exige. Isso é simplesmente mágico”, destacou Thomaz Pacheco, um dos responsáveis pelo projeto.

Uma vez concluída as reformas estruturais e a criação do plano museológico junto (em dezembro deste ano), a Pinacoteca de São Bernardo poderá, dentre outras ações, receber obras de museus internacionais e ter acesso integral do público ao acervo digitalizado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*