Arte & Lazer, TV

TV Cultura exibe documentário sobre Revolução de 1932

TV Cultura exibe documentário sobre Revolução Constitucionalista de 1932
Produção tem participação de Caco Ciocler e narração de Selton Mello. Foto: Divulgação/TV Cultura

Nesta quinta-feira (9), data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932, a TV Cultura leva ao ar o documentário A Guerra dos Paulistas, dirigido por Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi. A produção, parceria entre a emissora e a Buriti Filmes, traz panorama desse evento histórico que marcou a história da democracia brasileira. Parte de programação especial promovida pela TV Cultura, intitulada São Paulo, Sempre à Frente de seu Tempo, o filme vai ao ar às 20h15.

O documentário apresenta a história do movimento liderado pelo Estado de São Paulo contra o regime ditatorial instaurado por Getúlio Vargas, em 1930, e a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte. Em linguagem acessível e ritmo envolvente, mostra a saga dos paulistas que, armados, foram às ruas em defesa dos diretos democráticos, além de responder a questões-chave, como “por que essa guerra aconteceu?”, “quem participou?”, “como acabou?” e muitas outras.

A Guerra dos Paulistas, agora remasterizado e convertido em 4k, traz imagens de arquivo e roteiro ficcional, escrito por Luiz Bolognesi. Com participação de Caco Ciocler e narração de Selton Mello, a produção também exibe depoimentos de ex-combatentes de uma das mais violentas guerras da América no século 20.

um comentário

  1. Ricardo Guimarães

    “O preço da liberdade, é a eterna vigilância “

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*