Curiosidades

Tutoriais explicam passo a passo dos serviços digitais do Detran.SP

objetivo é demonstrar na prática como Renovação de CNH, Licenciamento de veículos e outros serviços podem ser feitos com poucos cliques. Foto: divulgação
objetivo é demonstrar na prática como Renovação de CNH, Licenciamento de veículos e outros serviços podem ser feitos com poucos cliques. Foto: divulgação

Com o fortalecimento dos canais virtuais por conta da pandemia de coronavírus, o Detran.SP lançou um hotsite com conteúdo simples e didático para auxiliar o cidadão, por meio de vídeos tutoriais, na realização de serviços que antes era preciso agendamento presencial e que agora podem ser efetuados pelo Poupatempo Digital.

O conteúdo contempla tutoriais de aproximadamente um minuto cada, divididos por temas que abrangem serviços como Renovação de CNH, 1ª Habilitação, Licenciamento de veículos, 2ª Via da CNH, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), entre outros.

Segundo o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, o canal online do Detran Digital (detrandigital.sp.gov.br) traz conteúdos que buscam demonstrar que serviços que eram demorados e burocráticos no passado, agora podem ser resolvidos rapidamente.

“É fundamental que as pessoas, cada dia mais conectadas, tenham conhecimento da forma que estes serviços podem ser realizados, usando o próprio computador ou smartphone. Nosso canal online busca justamente isso: disseminar a informação e exemplificar a praticidade deste novo sistema”, explica Neto. “Este ano nossa meta é ampliar ainda mais o número de serviços do Detran prestados pela internet. Com isso, além de ser muito mais prático e econômico, o método contribui para que, em tempos pandêmicos, as pessoas evitem se expor ao sair de casa.”

Em 2020, de janeiro a dezembro, foram realizados no Detran.SP mais de 125 milhões de interações pela internet, tanto pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Em 2019, foram 47 milhões.

O departamento ampliou em 67% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 72, na comparação com 2019. No Poupatempo, 83% dos serviços do Detran são consumidos de forma digital. O objetivo é oferecer ao cidadão cada vez mais tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia.

Serviço – Conheça aqui o hotsite.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*