Uncategorized

Turma de padaria do Fundo Social de Ribeirão Pires aprende sobre manipulação de alimentos

A turma do curso gratuito de padaria artesanal do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires participou nessa segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de setembro, de treinamento sobre manipulação de alimentos. A capacitação foi ministrada por profissionais da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, na sede do Fundo Social – onde acontecem as aulas.

O curso de padaria artesanal prepara moradores para atuarem, profissionalmente, no ramo. Além de receitas e dicas de armazenamento de produtos, o Fundo Social de Solidariedade firmou parceria com a Secretaria de Saúde para oferecer o treinamento que dá noções de higiene, boas práticas e o cumprimento de normas do setor.

Entre os temas abordados no treinamento de manipulação de alimentos estão doenças que podem ser contraídas pelo alimento ou pela água; a importância da higienização das mãos, do ambiente de produção, de equipamentos e utensílios; e a utilização de equipamentos, móveis, bancadas e utensílios laváveis, impermeáveis, de fácil higienização e bom estado de conservação e limpeza.

Outro ponto observado pelas profissionais da Vigilância à Saúde Municipal foi a importância do controle de pragas, mantendo higienização e padrões exigidos para ambientes de produção de alimentos. As normas para rótulos também foram apresentadas aos alunos do curso de qualificação em padaria artesanal.

“O treinamento oferecido pela equipe da Vigilância é de extrema importância, pois complementa os conhecimentos adquiridos por nossos alunos durante o curso. Além de estarem aptas a produzir, esses profissionais também estão aprendendo quais as normas regulam o setor em que irão atuar, os preparando para o mercado. Agradeço aos profissionais da Saúde pela parceria”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*