Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

Túnel sob a Jurubatuba está em ritmo acelerado

Frank Aguiar vistoriou ontem às obras sob a via, as quais integram o programa Drenar. Foto: Valmir Franzoi/PMSBC

“Quem passa na rua não tem ideia da dimensão do trabalho que está sendo feito sob a Rua Jurubatuba. Estou surpreso com a complexidade da obra.” A afirmação é do coordenador de tráfego da empresa de transporte público SBC Trans, Leniovaldo Rosa de Araújo, que acompanhou o prefeito em exercício de São Bernardo, Frank Aguiar, durante visita às obras do túnel sob a via ontem (20). A intervenção é parte do Drenar, programa de combate às enchentes da prefeitura.

Araújo, que tem 30 anos de experiência na área de transporte no ABC, lembrou que em dias de chuva forte e enchentes havia uma mobilização por parte dos trabalhadores da empresa para orientar os motoristas que estavam trabalhando nas linhas de ônibus. “Agora, isso está com os dias contados. Essa obra certamente vai resolver esse problema, que existe há anos em São Bernardo”, disse.

Na visita ao túnel, o grupo de visitantes, com cerca de 20 trabalhadores, pôde acompanhar uma das três frentes de trabalho que estão construindo o túnel, que começou a ser escavado em junho de 2015, está localizado a 20 metros de profundidade, tem 6,2 metros de diâmetro e 970 metros de comprimento. A escavação é realizada 24 horas por dia por trabalhadores que se revezam em três turnos de trabalho. Até o momento já foram escavados cerca de 500 metros do total.O projeto prevê que a água da chuva captada pelo túnel e demais tubulações seja conduzida ao piscinão do Paço Municipal.

Frank Aguiar destacou que as obras de escavação do túnel devem ser concluídas até o fim do ano, quando for feita a ligação com o piscinão do Paço. “As pessoas não têm ideia da grandiosidade do conjunto de obras do Programa Drenar e dos benefícios que trarão para São Bernardo. Já temos resultados positivos na Vila Vivaldi”, destacou.

Disk Drenar

Os moradores podem agendar visitas ao túnel sob a Rua Jurubatuba pelo e-mail drenar@saobernardo.sp.gov.br ou telefone 4341-8613. As visitas são feitas aos sábados, entre 8h30 e 11h. É aconselhável que os visitantes usem calçados confortáveis, estejam em boa forma física e não tenham problemas de saúde, já que o túnel está a cerca de 20 metros de profundidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*