O tufão Nock-Ten atingiu a cidade de Manila, capital das Filipinas, nesta segunda-feira (26) e causou a morte de ao menos quatro pessoas.
Segundo as autoridades locais, a tempestade, que recebeu o mesmo nome de um pássaro de Laos, atingiu áreas densamente povoadas das províncias de Batangas e Cavite, ao sul de Manila, e deveria seguir para o Mar do Sul da China ainda ontem.
O fenômeno passou pela costa da olha Catanduanes com ventos de 130 km/h e rajadas de 215 Km/h. Mais de 380 mil pessoas foram retiradas de suas casas e cerca de 300 voos domésticos e internacionais foram cancelados, informaram as autoridades locais.
Segundo a Aviação Civil, pelo menos 60 mil pessoas foram afetadas pelo cancelamento e atraso das operações. Aterrissagens e decolagens estão suspensas devido aos ventos fortes.
O tufão também afetou o transporte marítimo e deixou cerca de 12 mil passageiros sem locomoção, de acordo com comunicado emitido pelo departamento de emergência.
Nock-Ten atingiu a região domingo (25) e interrompeu o fornecimento de energia elétrica durante as celebrações natalinas. “Continuamos a rezar, a ficar positivos e alertas. Há falta de eletricidade em várias áreas já”, disse o governador de Camarines Sur, Miguel Luis Villafuerte, em sua conta no Instagram.