Editorias, Mundo, Notícias

Tropas do governo sírio avançam sobre o centro histórico de Aleppo

Forças do governo sírio retomaram ontem (27) um bairro central controlado por rebeldes na cidade de Aleppo, depois de uma semana de intensos ataques aéreos, segundo a TV estatal do país. Um militar sírio afirmou que a ofensiva vai continuar até que os insurgentes sejam “destruídos”. Os rebeldes, por outro lado, prometem “lutar até o fim”. Segundo a imprensa oficial, tropas ocuparam Farafra, perto da cidadela de Aleppo.

Aleppo, a maior cidade da Síria e que era o centro comercial do país, vem sendo alvo de enfrentamentos desde que rebeldes capturaram vários bairros da parte leste da cidade em 2012. Esses bairros agora estão cercados e, na última semana, foram alvo dos maiores bombardeios desde o início da guerra. Mais de 200 pessoas morreram.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos, por meio de rede de ativistas no país, confirmou que as forças do governo estão avançando para perto do bairro histórico. “Houve bombardeios intensos mais cedo. Parece que [o governo] está preparado para o ataque”, disse Ibrahim Alhaj, membro da Defesa Civil Síria, voluntários que fazem resgates. Acrescentou que notícias do front sugerem que há mobilização intensa de milícias pró-governo no bairro histórico. Alhaj e o ativista Yassin Abu Raed, que está fora da cidade, disseram que os rebeldes estão conseguindo resistir.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*