
Rio Grande da Serra guarda em meio à mata paisagens deslumbrantes, com riachos e pequenas quedas de água. Após caminhada de cerca de uma hora, é possível tomar banho em uma piscina natural formada por pedras, cuja água gelada desce de uma pequena cascata.
Vale destacar que a trilha que leva até o local é moderada, com alguns pontos de lama e de descidas íngremes, apesar de a reportagem encontrar durante o trajeto famílias com crianças acampando em pequenas clareiras. Porém, qualquer dificuldade encontrada no caminho é esquecida ao se sentar nas pedras no topo da encosta, observar o pôr do sol em meio à vegetação ainda intacta e, de fundo, ouvir o barulho da queda d’água.
A tranquilidade do cenário é refletida em quem acampa e frequenta local. A conversa flui naturalmente entre os que se aventuram na trilha. Porém, são os momentos de silêncio e contemplação que tornam desconhecidos em um só grupo.
Infelizmente, apesar de o cuidado que a maioria dos frequentadores têm com o ambiente, já é possível observar lixo em algumas áreas que servem para acampamento, bem como nas laterais da trilha, colocando em risco “o pequeno paraíso”.
A trilha de Rio Grande da Serra é conhecida por moradores e trilheiros da região, mas em caso de incidente o resgate é difícil, portanto, não deve ser feita sem acompanhamento de especialista. A reportagem foi acompanhada por um cabo do exército que conhece a região, especializado em primeiros socorros.
OUTRAS TRILHAS
O ABC conta com trilhas para todos os tipos de aventureiros. A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, oferece seis opções de trilhas para toda a família, com variados níveis de dificuldade, mas que precisam ser percorridas com o acompanhamento de um monitor do local.
Quem deseja fazer trilha no Parque Nascentes deve procurar o Centro de Visitantes, na rua Direita, 371, e solicitar o acompanhamento de um monitor. Os valores são definidos no local. Mais informações: 4439-0321.