Arte & Lazer, Roteiro

Trilha em meio à mata guarda belezas naturais de Rio Grande da Serra

Trilha em meio à mata guarda belezas naturais de R.G. da Serra
Trilha margeia riacho que forma piscina natural com que d‘água. Fotos: Angelica Richter especial para o DR

Rio Grande da Serra guarda em meio à mata paisagens deslumbrantes, com riachos e pequenas quedas de água. Após caminhada de cerca de uma hora, é possível tomar banho em uma piscina natural formada por pedras, cuja água gelada desce de uma pequena cascata.

Vale destacar que a trilha que leva até o local é moderada, com alguns pontos de lama e de descidas íngremes, apesar de a reportagem encontrar durante o trajeto famílias com crianças acampando em pequenas clareiras. Porém, qualquer dificuldade encontrada no caminho é esquecida ao se sentar nas pedras no topo da encosta, observar o pôr do sol em meio à vegetação ainda intacta e, de fundo, ouvir o barulho da queda d’água.

Trilha em meio à mata guarda belezas naturais de R.G. da Serra A tranquilidade do ce­nário é refletida em quem acampa e frequenta local. A conversa flui naturalmente entre os que se aventuram na trilha. Porém, são os momentos de silêncio e contemplação que tornam desco­nhecidos em um só grupo.

Infelizmente, apesar de o cuidado que a maioria dos frequentadores têm com o ambiente, já é possível observar lixo em algumas áreas que servem para acampamento, bem como nas laterais da trilha, colocando em risco “o pequeno paraíso”.

A trilha de Rio Grande da Serra é conhecida por morado­res e trilheiros da região, mas em caso de incidente o resgate é difícil, portanto, não deve ser feita sem acompanhamento de especialista. A reportagem foi acompanhada por um cabo do exército que conhece a região, especializado em pri­meiros socorros.

OUTRAS TRILHAS

O ABC conta com trilhas para todos os tipos de aventureiros. A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, ofe­rece seis opções de trilhas para toda a família, com variados níveis de dificuldade, mas que precisam ser percorridas com o acompanhamento de um monitor do local.
Quem deseja fazer trilha no Parque Nascentes deve procurar o Centro de Visitantes, na rua Direita, 371, e solicitar o acompanhamento de um monitor. Os valores são definidos no local. Mais informações: 4439-0321.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*