Economia, Notícias

Toyota vai fechar 840 vagas nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz

A Toyota vai fechar 840 vagas nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, no Interior de São Paulo, número maior do que o previsto no mês passado, quando anunciou 340 cortes em razão, principalmente, da redução das exportações para a Argentina.

No grupo estão os 740 funcionários contratados por tempo determinado no ano passado para a abertura do terceiro turno na unidade de automóveis (Sorocaba) e 100 para a unidade de motores (Porto Feliz). O turno extra será suspenso em ambas e há riscos de novas demissões, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Leandro Soares.

Para reduzir custos, a To­yota também propôs corte de benefícios para os trabalhadores das quatro fábricas do grupo, incluindo a de Indaiatuba, onde produz o Corolla, e a São Bernardo, voltada à fa­bricação de componentes.

Entre as medidas suge­ri­das, segundo Soares, está a suspensão de aumento real de salários até 2021, redução de participação nos lucros e resultados e coparticipação dos trabalhadores no pagamen­­to do plano de saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*