
DANIEL DIAS
AutoMotrix
Em março de 2021, uma decisão da Toyota do Brasil redefiniu os rumos do Yaris no país. A marca encerrou a oferta do Etios para o mercado brasileiro e manteve o modelo em linha na planta de Sorocaba (SP) apenas para exportação a alguns países da América do Sul.
Com isso, o Yaris – produzido no Japão a partir de 1999 e que desde 2018 passou a ser fabricado também em Sorocaba – assumiu novo protagonismo dentro do portfólio. Ao herdar a estratégica função de carro de entrada da Toyota, passou a dividir os melhores lugares nas vitrines das concessionárias com as três “estrelas” da marca: a picape média Hilux, com 3.824 emplacamentos mensais em 2021; o sedã médio Corolla, com 3.491, e o utilitário esportivo médio Corolla Cross, que começou a ser vendido em abril e, nos últimos nove meses do ano, obteve a média de 3.806 unidades.
Para enfrentar a concorrência, especialmente o recém-renovado City da arquirrival Honda, o Yaris antecipou a apresentação da linha 2023 tanto do hatchback quanto do sedã, que já desembarcaram nas concessionárias na semana passada. A meta é superar o desempenho de 2021 e se aproximar dos três puxadores de vendas da marca. De janeiro a dezembro, o Yaris teve 21.126 unidades comercializadas da configuração hatch, enquanto a sedã fechou com 12.436, com médias mensais de 1.760 e de 1.035 emplacamentos, respectivamente.
Para alcançar um volume de vendas equiparável aos da Hilux e dos dois Corolla, a Toyota investe em uma discreta reestilização visual na linha 2023 do Yaris, que também incorpora mais equipamentos e tecnologias. O compacto estará disponível nas versões XL, XS e XLS nos dois tipos de carroceria, todas equipadas com a transmissão automática CVT com simulação de sete marchas. Todas as versões passam a contar com o motor 1.5 Flex Dual VVT-i – antes, a família utilizava um propulsor 1.3 nas configurações de entrada.
Os preços do novo Yaris partem de R$ 92.190 na versão XL hatch e de R$ 93.390 na XL sedã; de R$ 101.490 na XS hatch e de R$ 104.990 na XS sedã, e de R$ 112.690 na top de linha XLS hatch e de R$ 116.990 na XLS sedã. O mix de vendas previsto pela Toyota para as configurações, nos dois tipos de carroceria, é de 25% nas XL, de 50% nas XS e de 25% nas XLS.
A gama de cores do novo Yaris são vermelho, para o hatch; polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titã e Branco Lunar, para todas as versões. Assim como os demais veículos da marca Toyota no Brasil, o novo Yaris conta com garantia de cinco anos ou de 150 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Até os 60 mil quilômetros, o valor da revisão é R$ 4.309.
A Toyota caprichou no visual frontal do novo Yaris, deixando o carro com estilo bem mais esportivo e agressivo, sem perder a elegância de um veículo para a família. As linhas ficaram mais fluidas e seguem o aspecto racional de uma categoria superior, com os para-choques dianteiros redesenhados. As rodas, de 15 polegadas, receberam novo desenho de dois tons nas versões top de linha tanto do hatch quanto do sedã. Para destacar a inspiração em um segmento superior, como o dos Corolla, todas as versões do Yaris 2023 contam com DRL (luzes de circulação diurna) em LED. Os faróis de neblina passam a ser em LED nas configurações XLS. Não houve qualquer alteração na traseira em ambas as configurações.
O Yaris 2023 oferece novos modos de condução para todas as versões. No Sport, o motorista muda a calibragem da transmissão, deixando as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. Para quem busca mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e condução mais eficiente.
Segundo o Inmetro, com gasolina, o hatch faz 12,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, enquanto o sedã, com o mesmo tipo de combustível, faz 12,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. O câmbio é do tipo CVT em todas as variantes, mas as XS e XLS contam ainda com abas localizados no volante para trocas de marcha sequenciais comandadas pelo motorista.
Algumas alterações foram feitas na calibração do motor e no sistema de armazenamento de combustível para redução das emissões de poluentes sem perder potência, que segue com 110 cavalos a 5.600 rotações por minuto e 14,9 kgfm de torque a 4 mil giros quando abastecido com etanol e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque a gasolina, também a 4 mil giros.
Em termos de segurança, o Yaris traz desde seu lançamento no mercado nacional equipamentos como controles de tração e de estabilidade, assistente de subida em rampa, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e Isofix com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis. Agora, toda a linha Yaris sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.
Para as versões XS e XLS foram incorporados dois sistemas de segurança ativa da Toyota: o de Pré-Colisão, que emite alerta sonoro e visual ao motorista e fornece carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto; e o de Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem acionar os indicadores de mudança de direção (setas).
Ajustes internos
No interior, o Yaris 2023 incorpora novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor Dark Silver nos acabamentos, garantindo sensação de sofisticação aos ocupantes. Na central multimídia, todas as configurações – incluindo agora a de entrada XL – contam com tela de sete polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os passageiros do banco traseiro têm também duas entradas USB para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos. As XS e XLS somam ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen.
Nas duas versões top de linha, os consumidores têm uma visão privilegiada, graças ao teto solar elétrico, com acionamento um toque e função antiesmagamento. Nas XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2 polegadas em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet (cálculo do consumo conforme o estilo do motorista), luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.