A Toyota abriu contagem regressiva para o lançamento da 12ª geração do Corolla, que lidera o segmento de sedãs médios no Brasil. O modelo será apresentado no dia 3 de setembro, como indica o hotsite do carro (novocorolla.com.br).
A montadora tem usado a página para divulgar, paulatinamente, informações sobre o sedã, como a introdução do controle de velocidade adaptativo, sistema que identifica a distância e velocidade do veículo à frente e, com isso, consegue acompanhá-lo, freando e acelerando o carro automaticamente.
A Toyota destaca ainda a adoção de nova central multimídia, que é compatível com as principais tecnologias de conectividade existentes para smartphones – leia-se Apple CarPlay e Android Auto.
Entre os equipamentos disponíveis no novo sedã e citados no site figuram farol alto automático, alerta de desvio de faixa e sistema anticolisão.
O hotsite só não revela detalhes do design, mas já se sabe que o modelo a ser produzido e vendido no país terá o mesmo visual do Corolla europeu.
A 12ª geração foi desenvolvida sob a nova plataforma TNGA (do inglês Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota), a mesma do Prius e de mais de dez veículos da marca. O sedã deve trazer duas opções de motorização: a 2.0 16V de 153 cv associada a câmbio automático do tipo CVT; e o pacote híbrido flex, que combina o propulsor 1.8 e outro elétrico. A expectativa é de que gere 125 cv de potência, o mesmo que o Prius.
A atualização da linha de montagem para receber o novo Corolla demandou investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba, no Interior paulista, onde o sedã é feito.
CONCORRÊNCIA
O segmento de sedãs mêdios anda movimentado. O Honda Civic adotou o visual de sua versão norte-americana, e o Chevrolet Cruze chega à linha 2020 também reestilizado e com novidades, como a configuração top de linha Premier e conexão wi-fi nativa de alta velocidade.
As alterações devem acirrar a briga no segmento de sedãs médios. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo produzido em Indaiatuba lidera as vendas com 32 mil unidades emplacadas entre janeiro e julho, contra 16 mil do Civic e 10,5 mil do Cruze.