Economia, Notícias

Toyota inaugura em S.Bernardo 1º Centro de Pesquisa da marca na América Latina

A Toyota inaugurou, ontem (22), na fábrica de São Bernardo, o primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina. Fruto de investimento de R$ 46 milhões, o espaço integra atividades de desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.

A inauguração marca o en­cerramento da segunda fa­se do projeto de revitalização da fábrica de São Bernardo, a primeira da Toyota construída fora do Japão, com operações iniciadas em 1962. A primeira fase do projeto – batizado de São Bernardo Reborn – foi con­cluí­da em março de 2015 e consistiu na transferência da sede administrativa da empresa da Capital para o ABC, abertura do terceiro turno na forjaria e adoção de ações ambientais.

No espaço foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação veicular e Qualidade – o que, segundo a Toyota, permite maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos. Nas novas instalações foi construído, ainda, um cen­tro de design de produtos.

“Nosso Centro de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos no Brasil. As atividades incluem desde a concepção de melhorias nos modelos locais, teste de emissões e análise de matérias-primas, até o desenvolvimento de acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para o mercado brasileiro”, afirmou Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.

Atualmente, a unidade de São Bernardo é responsável pela produção de peças para os modelos Corolla e Etios vendidos no Brasil, além da fabricação de bielas e virabrequins que equipam os motores de Camry e Corolla produzidos nos EUA. Atualmente, a unidade emprega 1.400 funcionários divididos em três turnos de trabalho.

“A inauguração do Centro de Pesquisa demonstra o quanto a Toyota aposta no desenvolvimento do país. Temos de parabenizar a empresa pelos investimentos no Brasil, especialmente em São Bernardo”, elogiou o pre­feito Luiz Marinho (PT).

Também participaram da cerimônia o vice-governador Már­cio França (PSB), o deputado es­tadual Orlando Morando (PSDB) e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

Em março do ano passado, o sindicato e a montadora assinaram acordo de garantia dos empregos na unidade.

Caravana

A Toyota também anunciou ontem a chegada ao Brasil do projeto “5 Continents Drive”, caravana que vai percorrer 20 mil quilômetros em sete países da América do Sul nos próximos três meses e meio, a fim de testar os veículos da marca em diversas condições de pavimentação. A rodagem vai subsidiar estudos técnicos que serão usados na melhoria dos produtos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*