A Toyota inaugurou, ontem (22), na fábrica de São Bernardo, o primeiro Centro de Pesquisa Aplicada da marca na América Latina. Fruto de investimento de R$ 46 milhões, o espaço integra atividades de desenvolvimento de novos produtos e fornecedores.
A inauguração marca o encerramento da segunda fase do projeto de revitalização da fábrica de São Bernardo, a primeira da Toyota construída fora do Japão, com operações iniciadas em 1962. A primeira fase do projeto – batizado de São Bernardo Reborn – foi concluída em março de 2015 e consistiu na transferência da sede administrativa da empresa da Capital para o ABC, abertura do terceiro turno na forjaria e adoção de ações ambientais.
No espaço foram alocados os departamentos de Engenharia, Compras, Regulamentação veicular e Qualidade – o que, segundo a Toyota, permite maior interação e sinergia entre as áreas para constituição de futuros projetos. Nas novas instalações foi construído, ainda, um centro de design de produtos.
“Nosso Centro de Pesquisa Aplicada será a base para o desenvolvimento de produtos no Brasil. As atividades incluem desde a concepção de melhorias nos modelos locais, teste de emissões e análise de matérias-primas, até o desenvolvimento de acessórios, entre outras atribuições. De agora em diante, a Toyota do Brasil será capaz de contribuir de maneira ainda mais contundente no desenvolvimento dos próximos projetos para o mercado brasileiro”, afirmou Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.
Atualmente, a unidade de São Bernardo é responsável pela produção de peças para os modelos Corolla e Etios vendidos no Brasil, além da fabricação de bielas e virabrequins que equipam os motores de Camry e Corolla produzidos nos EUA. Atualmente, a unidade emprega 1.400 funcionários divididos em três turnos de trabalho.
“A inauguração do Centro de Pesquisa demonstra o quanto a Toyota aposta no desenvolvimento do país. Temos de parabenizar a empresa pelos investimentos no Brasil, especialmente em São Bernardo”, elogiou o prefeito Luiz Marinho (PT).
Também participaram da cerimônia o vice-governador Márcio França (PSB), o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.
Em março do ano passado, o sindicato e a montadora assinaram acordo de garantia dos empregos na unidade.
Caravana
A Toyota também anunciou ontem a chegada ao Brasil do projeto “5 Continents Drive”, caravana que vai percorrer 20 mil quilômetros em sete países da América do Sul nos próximos três meses e meio, a fim de testar os veículos da marca em diversas condições de pavimentação. A rodagem vai subsidiar estudos técnicos que serão usados na melhoria dos produtos.