DANIEL DIAS
AutoMotrix
Para entrar na briga pela liderança do segmento de utilitários esportivos médios contra o Jeep Compass, o primeiro movimento da Toyota foi brilhante. A fabricante oriental pegou do modelo mais vendido da história da indústria automotiva mundial um de seus atributos mais valorizados: o nome. O resultado é o Corolla Cross, que desembarca nas concessionárias no dia 25.
Produzido em Sorocaba (SP), o novo SUV utiliza a mesma plataforma do sedã, a TNGA, e vem em quatro versões, sendo duas híbridas bicombustível. Para o desenvolvimento e as operações de linha de montagem do novo carro, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na fábrica paulista, inaugurada em 2012 e que também faz Yaris e Etios – esse último deixou de ser oferecido no Brasil, mas é produzido para exportação. A unidade de Indaiatuba, também no Estado de São Paulo, segue produzindo o Corolla sedã.
A expectativa da Toyota é que o Corolla Cross atinja ainda este ano a média de 3.500 unidades mensais vendidas no Brasil – pouco mais de mil serão destinadas à exportação. Os principais rivais do modelo serão o Compass, que atualmente lidera com folga o segmento de SUVs médios, e o VW Taos, com lançamento nacional previsto para maio.
Além do nome e da plataforma, o Corolla Cross herda do sedã as duas opções de propulsor. O motor 2.0 Dynamic Force de quatro cilindros e 16V conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE. Rende 177 cavalos de potência abastecido com etanol e 169 cv com gasolina, ambos a 6.600 rotações por minuto. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm.
A transmissão é a Direct Shift de dez marchas – que, segundo a montadora, proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com a sensação de aceleração direta. Para isso, os engenheiros acoplaram uma engrenagem que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha. Segundo a Toyota, as versões “comuns” do Cross aceleram de zero a 100 km/h em 10,5 segundos. A velocidade máxima não foi divulgada.
As versões híbridas usam o motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson de 101 cv a etanol e 98 cv a gasolina, os dois a 5.200 giros, com 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm. O propulsor funciona em conjunto com dois elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv e 16,6 kgfm instantâneos. A bateria de níquel-hidreto está situada embaixo do banco traseiro – contribuindo, segundo a marca, para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno.
A transmissão Hybrid Transaxle atua por meio da chamada engrenagem planetária, eliminando perdas. As versões híbridas aceleram de zero a 100 km/h em 13,4 segundos. A Toyota também não revelou a velocidade final dessas configurações.
Em termos de design, fica claro que o Corolla Cross recebeu do sedã apenas o nome. Nenhum detalhe estético do novo utilitário esportivo remete ao correspondente de três volumes. Por outro lado, para criar o Corolla Cross como um todo, o engenheiro-chefe Daizo Kameyama garante que foi mantida a essência do sedã para garantir que seja um veículo ao alcance das necessidades dos clientes.
“Queria um carro que fosse bom do ponto de vista do consumidor e não apenas do ponto de vista da engenharia. Acredito que todos devemos nos colocar no lugar do cliente para fazer um bom produto”, afirmou Kameyama. Todas as versões do Corolla Cross têm as mesmas dimensões, com 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e generosos 2,64 m de entre-eixos. O porta-malas comporta 440 litros sem o rebatimento do banco traseiro.
Para a concepção do Corolla Cross, a Toyota afirma que levou em consideração quatro pontos essenciais: robustez urbana, espaço, dirigibilidade e segurança. São sete airbags e câmera de ré em todas as versões, além do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, disponível nas configurações híbridas. As tecnologias incluídas nesse pacote são os sistema de Pré-Colisão Frontal e de Assistência de Permanência de Faixa com função de Alerta de Mudança de Faixa, os faróis altos automáticos e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade pré-determinada.
O ACC utiliza o radar montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para manter a distância segura.
Todas as versões do Corolla Cross têm rodas de liga leve. Na XR é de 17 polegadas com acabamento na cor prata e pneus 215/60. Nas XRE e XRV Hybrid, é de 18 polegadas com acabamento na cor cinza escuro diamantada. A top de linha, a XRX Hybrid, tem acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50.
Com motores 2.0 flex, o Corolla Cross terá as versões XR, com preço de R$ 139.990, e a XRE, a R$ 149.990. Nas duas híbridas, com motor 1.8 flex e dois elétricos, o novo utilitário esportivo terá a XRV com preço de 172.990 e a XRX, a R$ 179.990.
No lançamento será oferecida a Special Edition da versão XRX (R$ 183.980), que acrescenta carregador por indução para celular e acessórios como estribo, soleira nas portas e bandeja no compartimento de carga.
Interior tem detalhes que garantem elegância e requinte a bordo
No interior do Corolla Cross, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando maior sensação de amplitude. O console central tem maior espessura e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Os puxadores internos das portas têm design flutuante. Outros detalhes que garantem elegância e requinte a bordo são as maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central com acabamento na cor prata.
O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A top de linha XRE conta ainda com aletas para trocas de marcha manuais. Os ocupantes têm à disposição vários porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços do banco traseiro.
O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid têm três mostradores: um circular, no centro, para visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, com informações do conta-giros (nas XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo, e uma tela de TFT de 4,2 polegadas colorida do lado direito, com computador de bordo. A XRX Hybrid tem tela de TFT digital colorida de sete polegadas no centro do painel, exibindo o velocímetro e as informações do computador de bordo.
O Corolla Cross conta com boa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança. Desde a versão de entrada XR, o modelo vem com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, direção eletroassistida progressiva, freio de estacionamento no pedal, retrovisores externos eletro-retráteis com rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (XR e XRE), rack de teto longitudinal e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de oito polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start) e limpador do para-brisa com sensor de chuva. As híbridas têm modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid tem ar-condicionado digital automático Dual Zone com saída traseira, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições e teto solar elétrico com função antiesmagamento.