Na campanha do título da Série A2, o Santo André se caracterizou por ser um time que se expunha pouco ao adversário. A postura defensiva se tornou evidente na fase de mata-mata, na qual o Ramalhão sofreu apenas um gol em cinco jogos. Para a disputa da elite do Campeonato Paulista, porém, o técnico Toninho Cecílio – o mesmo que dirigiu a equipe na divisão de acesso – acredita que o elenco terá mais opções e, por isso, poderá adotar diferentes sistemas táticos durante o Estadual.
O técnico lembrou que chegou ao Bruno José Daniel, em março do ano passado, no meio da A2. O time fazia campanha irregular e não conseguia se firmar na zona de classificação – ocupava a décima colocação ao final da 12ª rodada, quando Cecílio assumiu a equipe.
“Quando você chega em um clube com o campeonato em andamento, o treinador precisa fazer um diagnóstico rápido e detectar o que é necessário com os atletas que tem à disposição – naquele caso, em meio a uma série de jogos decisivos em que não podíamos perder. Agora, a situação é diferente: quando você participa da montagem do elenco, é possível pensar o time em diversas situações”, comentou Toninho Cecílio, durante o evento de apresentação do elenco do Santo André realizado ontem (6), no Hospital e Maternidade Brasil.
“Hoje, tenho convicção de que o grupo do Santo André dá a possibilidade a qualquer treinador de usar vários sistemas táticos, ser agressivo, ter personalidade e de se impor tanto ofensivamente quanto defensivamente”, prosseguiu.
Elenco quase fechado
Segundo o técnico, a montagem do elenco do Ramalhão para a disputa do Campeonato Paulista está praticamente concluída. O clube já dispõe de 26 jogadores dos 28 nomes que pode escrever para a primeira fase da competição.
“Há mais um ou dois nomes que estão em análise e que podem chegar se a gente for feliz nas negociações”, afirmou o técnico.
O Santo André integra o Grupo C do Campeonato Paulista, ao lado de Palmeiras, Novorizontino e São Bento. A equipe estreia no fim de semana do dia 5 contra o Ituano, em casa.
Patrocínio
O Santo André apresentou, ontem (6), o elenco que vai disputar o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil deste ano. O evento marcou também o anúncio da renovação do patrocínio do clube com o Hospital e Maternidade Brasil, que ocupa o principal espaço na camisa do Ramalhão.
O hospital, da Rede D’Or, patrocina o Santo André desde 2014. O grupo se apresentou na última segunda-feira e passou ontem por exames clínicos e cardiológicos no complexo hospitalar.
O clube fez 11 contratações para a disputa das duas competições.
Entre as novidades figuram o veterano meia Eduardo Ramos, que veio por empréstimo do Remo, mas já atuou no Corinthians; o lateral Cicinho, ex-Bahia e com passagem pelo Palmeiras; e o volante Baraka, ex-Ceará.
Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da primeira fase da Copa do Brasil. O Santo André vai enfrentar o Criciúma no dia 16 de fevereiro, às 19h15, no Bruno José Daniel. Até lá, o clube acredita que a instalação das torres de iluminação do estádio esteja concluída.