Esportes, Paulistão

Times do ABC conhecem seus grupos no Paulistão 2022

Times do ABC conhecem seus grupos no Paulistão 2022
Arte/Paulistão

A Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou nesta terça-feira (9)  o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2022. O Estadual tem início previsto para 26 de janeiro e será encerrado em 3 de abril. A competição completa 120 anos com mudanças no modelo de transmissão e acordos que contemplam exibições em mais de uma plataforma. Record, YouTube, HBO Max e Estádio TNT Sports vão transmitir os jogos do campeonato no ano que vem.

O Corinthians foi sorteado no Grupo A, com Inter de Limeira, Guarani e Água Santa. O São Paulo caiu no B, que também tem Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo, o Palmeiras integra o C, com Mirassol, Ituano e Botafogo. O time alviverde, depois de seis temporadas seguidas, não caiu na mesma chave do Novorizontino. O Santos está no D, onde também estão Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André. Os times que estão na mesma chave não se enfrentam.

O Paulistão foi lançado oficialmente após o conselho técnico com os 16 times participantes e o sorteio que definiu as chaves na sede da FPF, na zona oeste de São Paulo. O evento, que começou com uma hora de atrasado, foi apresentado por Sabrina Sato, apresentadora da Record, e o influenciador digital Fred, do canal Desempedidos.

Luan, jovem volante do São Paulo, Weverton, goleiro do Palmeiras, Carlos Miguel, goleiro do Corinthians, e Lucas Braga, atacante do Santos, foram os responsáveis por sortearem os grupos.

Weverton falou sobre a possibilidade de ser convocado para a Copa do Mundo em 2022. “Ouvir o hino tocar e representar o seu País são sensações únicas. Busco isso e trabalho para ser convocado pelo Tite”, afirmou o jogador do Palmeiras, que também foi questionado sobre se já se tornou um dos maiores goleiros da história do clube alviverde. “Cravar o nome na história do Palmeiras é meu grande desejo. Agora, ser o maior goleiro da história do Palmeiras é difícil. Tem muitos grandes goleiros que vestiram essa camisa. Meu grande desejo é ser lembrado como mais um grande goleiro que defendeu esse clube”, opinou.

O São Paulo é o atual campeão e busca seu 23º título. O Corinthians é o maior ganhador, com 30 taças. O Palmeiras, vice na última temporada, aparece logo atrás, com 23 troféus. O Santos ganhou o torneio 22 vezes.

O formato de disputa continua o mesmo. A primeira fase terá 12 todas, e os times de um grupo enfrentam todos os demais das outras chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, disputada em jogo único, bem como a semifinal. Apenas a decisão será realizada em partidas de ida e volta. Primeira competição de futebol realizada no Brasil, o Paulistão teve sua primeira edição disputada em 1902.

A bola do Paulistão 2022 será a S11Ecoknit, um modelo ecológico. Segundo a Penalty, fornecedora do material, é a bola mais sustentável do mundo aprovada com certificação máxima pela Fifa. Ela é produzida com elementos como tecido reciclável de quatro garrafas pet e meia e fio biodegradável. Essa bola também estará presente em outros seis estaduais. As tecnologias utilizadas foram discutidas em um convite do comitê de desenvolvimento técnico da Fifa.

MUDANÇAS NA TRANSMISSÃO

Houve mudanças nos direitos de transmissão do maior Estadual do País. Em 2022, a competição não será mais exibida pela Globo, e sim pela Record na TV Aberta, com transmissão simultânea no Play Plus, no canal oficial do Paulistão no YouTube e nas plataformas HBO Max, que faz parte da WarnerMedia e Estádio TNT Sports, além do aplicativo Paulistão Play. Há negociações em curso com outras empresas para a exibição em pay-per-view.

Record e YouTube vão exibir 16 partidas da competição por temporada, sendo um jogo por rodada, incluindo quartas de final e semifinais. As duas partidas da final serão as únicas transmitidas simultaneamente pelas plataformas. HBO Max e Estádio TNT Sports vão mostrar 26 confrontos do campeonato. Serão 24 duelos da primeira fase, além de um jogo das quartas, um da semi e as duas finais.

A FPF diz que no YouTube planeja criar novos modelos de transmissões, com a possibilidade de escolha da narração, estatísticas em tempo real e ângulo “jamais vistos”. A entidade vai centralizar a produção e geração de imagens do Paulistão para todas as transmissões, num modelo seguido pelas principais competições do mundo.

O acordo fechado com a FPF também inclui a exibição das partidas do Paulistão Feminino, Paulistão A2 e Sub-20. A LiveMode foi a empresa responsável por conduzir o processo de negociação de direitos em nome da entidade que comanda o futebol paulista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*