Minha Cidade, São Caetano do Sul, Sua região

Terceira Idade de São Caetano ganha ônibus para passeios culturais e novas cozinhas

Terceira Idade de São Caetano ganha ônibus para passeios culturais e novas cozinhas
Ônibus será usado para levar frequentadores dos CISEs e residentes em Instituições de Longa Permanência de Idosos filantrópicas para atividades turísticas e culturais. Foto: Letícia Teixeira/PMSCS

Dois projetos desenvolvidos pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade (Comtid) de São Caetano ganharam, nesta quarta-feira (4), importantes reforços. Ao Turismo na Maturidade foi entregue um novo ônibus para transportar os idosos nas atividades culturais. Já dentro do programa Alimentando Corpo e Mente foram doados utensílios, mobiliário e eletrodomésticos para as cozinhas dos cinco Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs).

As ações foram possíveis por conta de doações realizadas por empresas, que destinaram parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Municipal de Idoso. Lorenzetti, Banco Alfa, Yakult e CVC Corp contribuíram para a aquisição do ônibus, enquanto a Comgás doou todos os equipamentos das cozinhas. Juntas, as doações somaram quase R$ 1,2 milhão para ambas as iniciativas.

“Essa é a primeira vez na história que São Caetano recebe um conjunto de doações neste porte”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior. “Ao longo dos anos, estruturamos fisicamente os CISEs, mas sabemos que, além de prédios, precisamos de conteúdo para proporcionar o enve­lhecimento com qualidade de vida”, completou, ao destacar que a parceria com a iniciativa privada levará, em breve, academia aos CISEs.

“Em 2007, o Conselho Municipal do Idoso já tinha a Lei, mas a regulamentação só aconteceu em 2017. A partir daí, pudemos elaborar projetos para captar recursos e transformar em ações para a Terceira Idade. Isso nos torna referência para outras cidades”, afirmou a coordenadora de Políticas Gerontológicas do município, Lucila Lorenzini.

“Quem cuida dos idosos sabe o que faz e São Caetano é exemplo para o País”, disse em nome dos patrocinadores, Antonio Rao, do Banco Alfa.

TURISMO NA MATURIDADE

O novo ônibus tem capacidade para transportar até 36 pessoas e é totalmente acessível. Será usado para levar frequentadores dos CISEs e residentes em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) filantrópicas para atividades turísticas e culturais.

Patrocínio 100% da Comgás possibilitou a aquisição de mesas, cadeiras, móveis planejados, utensílios domésticos e eletrodomésticos para os cinco CISEs. Nos espaços serão realizados cursos e palestras sobre alimentação saudável, por meio do Nutre&Ação Sênior.

1 comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*