Arte & Lazer, Teatro

Teatro Municipal de Rio Grande da Serra recebe espetáculo “Una – Dedicado a Todas as Outras” nesta quinta

Na próxima quinta-feira (24), às 20h, o Teatro Municipal Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, em Ribeirão Pires,  recebe o espetáculo “Una – Dedicado a Todas as Outras”, com entrada gratuita. A peça teatral é baseada no livro “Desconstruindo Una”, e examina o significado de se crescer em meio a uma cultura na qual a violência masculina não é punida ou questionada.

Sinopse:

West Yorkshire, 1977. Um assassino em série está aterrorizando o condado inglês, e a polícia encontra dificuldade para resolver o caso – mesmo tendo interrogado o assassino (sem saber) nada menos que nove vezes. Enquanto essa história se desenvolve ao seu redor, Una, então com 12 anos, vivencia uma série de atos violentos, pelos quais se culpa.

Una – Dedicado a Todas as Outras

Una – Dedicado a Todas as Outras nasce dentro do projeto Oficinas Culturais  de Mauá, em 2017, a partir de um curso de teatro avançado cujo enfoque foi a narrativa e a performance. Durante as aulas, a turma teve contato com a obra da artista britânica Una e seu livro “Desconstruindo Una”, que se tornou a base para a composição de uma peça teatral que tratasse de questões pertinentes àquele momento do processo criativo, como o feminismo, as questões de gênero e, principalmente, a violência contra a mulher.

Desde então, o grupo de jovens estudantes de teatro que compõem esse trabalho vem buscando dar prosseguimento ao mesmo, realizando apresentações em 2017 e 2018 em sua própria cidade. Em 2019, decidiu-se por aprofundar a pesquisa dos temas retratados, tornando a peça um verdadeiro projeto de grupo, surgindo assim o Coletivo Rubra.

Neste mesmo ano, o coletivo ganhou uma aliada enorme: a autora do livro na qual a peça é inspirada! Após troca de e-mails bastante afetuosos com a própria Una, o grupo foi autorizado a alçar novos voos com o espetáculo, desde que mantendo seu caráter primeiro, que é o de ser um projeto sociocultural e arte-educativo. Portanto, o enfoque do Coletivo Rubra é tornar o seu espetáculo Una – Dedicado a Todas as Outras acessível aos mais diversos públicos, a fim de fomentar o debate sobre os temas tratados nessa obra, que se tornam cada vez mais urgentes de serem refletidos em nossa sociedade.

Ficha Técnica

Direção Geral: Felipe Vieira de Galisteo.

Dramaturgia: Coletivo Rubra, baseado no livro “Desconstruindo Uma”.

Atuação: Allie Silva, Ana Laura Alvarez, Bruno Alves, Guilherme Maniezo, Heloísa Araújo, Júlia Miller, Kamila Santos, Laís Soares, Larissa Cardoso, Mileny Vitória e Mikaely Queiroz.

Operação de Som e Vídeo: Biah Gama e Julia Fernandes.

Local:

Teatro Municipal Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira

Avenida Dom Pedro I, nº 439, Centro de Rio Grande da Serra

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*