Diadema, Minha Cidade, Sua região

Prefeitura de Diadema diz que vai ‘reparar injustiças’ da Taxa de Lixo

Atualizada às 23h

A Prefeitura de Diadema ampliou os canais de atendimento para que os munícipes possam tirar dúvidas e fazer eventuais reclamações sobre a cobrança da taxa para coleta e destinação de resíduos domiciliares, a taxa de lixo. Até o ano passado o tributo era cobrado juntamente com o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Porém, a partir de 2021, a taxa passou a ser cobrada s­eparadamente na conta de água e esgoto emitida pela Sabesp ou em carnê, o que tem gerado diversas reclamações.

Alguns moradores relatam que não receberam o carnê para pagamento da taxa, nem a cobrança juntamente com a conta de água. Outros se queixam que receberam as duas cobranças e não sabem qual pagar.

A prefeitura informou que a mudança na cobrança foi decisão da gestão Lauro Michels, conforme Lei Municipal nº 3.949/20. “A emissão dos carnês também foi realizada pela gestão anterior e estamos identificando os problemas tão logo chegam até nós. Por isso, ampliamos o número de pessoas nos nossos canais de atendimento à população. Estamos analisando caso a caso e vamos reparar possíveis injustiças”, informou em nota a administração municipal.

Em virtude das diversas re­clamações por conta da cobrança, a prefeitura adiou de 21 para 28 e de 22 para 29 de janeiro os vencimentos da parcela única e da primeira parcela do carnê de IPTU e da taxa de lixo. Os carnês e boletos poderão ser pagos em qualquer banco sem acréscimos, mesmo constando ainda os vencimentos ante­riores. No entanto, a prefeitura des­taca que a partir da segunda parcela, as datas que constam nos carnês serão mantidas (21 e 22 de cada mês).

A prefeitura informou que em médio e longo prazos o departamento jurídico está anali­sando a legislação aprovada pela gestão anterior. “De acordo com a lei aprovada na gestão anterior, essa escolha (de recebimento da taxa em carnê ou na conta de água) era para ter sido feita no ano anterior à cobrança. Porém, estamos analisando com o departamento jurídico como faremos daqui pa­ra frente”, destacou a admi­nistração municipal.

A TAXA

Em 2020, a Lei nº 3949, de 14 de fevereiro, instituiu Convênio de Cooperação com a Agência Reguladora de Saneamento (Arsesp) e a Sabesp, para a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos. Por meio da parceria está prevista a instalação de uma Unidade de Recuperação Energética, que transformará os resíduos sólidos em energia, e a prefeitura será sócia desta usina. Segundo o projeto, a energia gerada poderá abastecer a iluminação pública de toda a cidade e o excedente vendido.

A proposta prevê, ainda, que o consumidor pode optar por pagar a taxa do lixo em carnê separado do IPTU, ou na conta de água.

Serviço –  atendimento ao público no telefone 4057.8066 e no e-mail central.atendimento@diadema.sp.gov.br.

 

6 Comentários

  1. por gentileza preciso saber com quem agendar em diadema pra reclamar sobre contas de água abusivas que minha mãe vem recebendo em sua casa, haja vista ser aposentada ganhando pouco e recebendo contas de água altas e para o mês de junho no valor de R$ 750,00. Já liguei no Fone 41359700 e ninguém atende ou dá prosseguimento no atendimento. Como agendar uma atendimento presencial se ninguém atende????

  2. Bom dia!

    Afinal de contas a taxa do lizo é devida ou não? e em se tratansdo que moro em apt, tenho que pagar também?

  3. Já paguei 4 meses a taxa de lixo até quando vou ser cobrada? E o valor será devolvido?

  4. Valdelina Ferreira de Azevedo

    Gostaria de saber quantas taxas de lixo vou pagar no ano ? Porque já paguei duas!! Uma em janeiro e outra em março.

  5. Sou proprietário de um imóvel com 3 relógios de agua no meu nome. Eu pagava uma taxa única, agora tenho que pagar 3 taxas. É absurdo a maneira de cobrança, porque o lixo produzido não tem nada a ver com agua e esgoto, nem tamanho do imóvel e sim com a quantidade de pessoas que moram na casa. Onde moro tem 4 pessoas.

  6. Bom dia si a taxa de lixo esta destinada para a recuperação de energia por meio da parceira da prefeitura com a usina enegestica q sera usada para a iluminação publica nossa conta de energia devera fica mas baratas .

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*