Subiu para cinco o número de moradores do ABC infectados pelo novo coronavírus. Balanço divulgado ontem (16) pela Secretaria de Estado da Saúde acrescentou Santo André (1) e Mauá (1) à lista de municípios da região com casos de Covid-19. No domingo, São Caetano havia confirmado um caso e São Bernardo, dois – embora a secretaria estadual tenha informado erroneamente, ontem, a existência de apenas um caso no município.
Segundo a pasta, há 152 casos confirmados do novo coronavírus no Estado. Desse total, 145 residem na Capital e os demais, na região metropolitana de São Paulo. A pasta também registra 1.177 casos suspeitos e 623 descartados.
Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que a paciente tem 31 anos, não possui histórico de viagem e realizou exame na rede privada de saúde após apresentar os sintomas da doença, obtendo o diagnóstico positivo para Covid-19.
Por apresentar sintomas leves, não houve necessidade de internação e a paciente segue em isolamento domiciliar, sendo monitorada pelo Comitê de Contingência do Coronavírus criado pelo município. Santo André tem 28 casos suspeitos que aguardam resultado de exames.
Segundo o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), o caso diagnosticado na cidade não está dentro do grupo de risco, pois o paciente tem menos de 60 anos e não possui doença crônica.
No último domingo, a Prefeitura de São Bernardo havia informado que um homem de 51 anos – que retornou da Itália no dia 9 de março – e sua esposa, ambos moradores do bairro Rudge Ramos, foram diagnosticados com a Covid-19. Os casos foram atendidos pela rede privada. Ambos estão em casa monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo balanço divulgado ontem pela prefeitura, São Bernardo contabiliza 86 ocorrências, das quais 20 foram descartadas, duas foram confirmadas e 64 estão sob investigação.
O paciente de São Caetano também teve o diagnóstico confirmado no domingo, mas não há detalhes sobre seu estado de saúde. O município tem 22 casos suspeitos, dos quais 11 foram descartados e 11 aguardam o resultado de exames.
A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que, desde o início do ano até ontem, foram registrados 16 casos suspeitos de coronavírus entre moradores da cidade. Desse total, quatro foram descartados e 12 estão sob análise do Instituto Adolfo Lutz.
Em nota, a Prefeitura de Diadema informou que não há casos de Covid-19 na cidade, mas não deu detalhes sobre casos suspeitos.
Mantenhamos informado