Esportes, Futebol

Sob os olhos do mundo, Campeonato Alemão volta com protocolo rígido

Sob os olhos do mundo, Campeonato Alemão volta com protocolo rígido
Funcionários do Bayern de Munique cuidam dos últimos detalhes no Allianz Arena antes do retorno. Foto: Divulgação

Sem jogos desde 8 de março, o Campeonato Alemão retoma suas atividades neste fim de semana, cercado de muitas recomendações sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Restando apenas nove rodadas para o fim da competição, os últimos jogos contam com disputas apertadas e, o que tem sido raro nos últimos anos, o Bayern de Munique não está “sobrando” como aconteceu na maior parte dos últimos sete anos em que foi campeão sem grandes sustos.

Serão realizadas seis partidas neste sábado (16), duas no domingo e uma na segunda-feira, todas sem a presença da torcida. Trata-se da primeira grande competição de futebol que retorna após paralisação causada pelas medidas de isolamento social.

Liderando o campeonato sem maior folga, o Bayern está na frente com 55 pontos, apenas quatro acima do Borussia Dortmund, o segundo colocado. O RB Leipzig aparece em terceiro, com 50, e logo em seguida está o Borussia Mönchengladbach, com 49.

O Bayern joga fora de casa no domingo contra o Union Berlin, time que ocupa a zona intermediária na tabela. O Dortmund encara o Schalke 04 neste sábado, em um confronto direto entre equipes que estão na parte de cima da tabela e que brigam por vaga na Liga dos Campeões – somente os quatro primeiros entram na prestigiada competição na próxima temporada.

Enquanto a disputa para ir à Liga dos Campeões está mais fechada, a Liga Europa conta com maior equilíbrio. São apenas duas vagas e há pelo menos cinco times próximos entre si. O Bayer Leverkusen é o melhor, com 47 pontos, e parece em situação mais confortável. A segunda vaga tem Schalke 04 (37) na sexta colocação, seguido de perto por Wolfsburg (36), Freiburg (36), Hoffenheim (35) e Colônia (32).

Na luta contra o rebaixamento, o Paderborn ocupa a lanterna da competição, com apenas 16 pontos. O penúltimo é o Werder Bremen, com 18, e o Fortuna Düsseldorf, com 22, completa a zona de rebaixamento. Mainz (26), Augsburg (27), Hertha Berlin (28) e Eintracht Frankfurt (28) aparecem acima.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Tim Meyer, um dos médicos responsáveis pelas ações de combate ao coronavírus no Campeonato Alemão, explicou alguns dos procedimentos que serão adotados em dias de jogos. “Nos estádios teremos três zonas: uma somente para jogadores e membros da comissão técnica, outra para a transmissão de TV e segurança, e a terceira para as outras funções essenciais ao jogo. Há separação rigorosa entre as zonas para que não haja contaminação de uma zona para a outra”, comentou.

Os atletas passarão por testes antes mesmo de irem para o estádio. “Antes de acessar os estádios os jogadores são testados pelo médico do clube caso tenham algum sintoma de covid-19. Isso é feito antes da ida ao estádio. Assim, o local se mantém sem contaminação. No estádio e nos vestiários é obrigatório manter o distanciamento social entre os jogadores, membros técnicos e outras pessoas que estejam no estádio. Os vestiários precisam ter tamanho suficiente para que haja distanciamento de 1,5 metro a 2 metros. Na entrada em campo, todos se afastam para que passem os jogadores e se mantenha o distanciamento”, disse Meyer.

Atletas e demais participantes dos jogos serão obrigados a passar por exames periódicos. Estão proibidos o cumprimento entre os jogadores e a reunião no centro do gramado antes do início dos jogos. O uso de máscaras por parte dos atletas e árbitros que não estiverem em campo é obrigatório.

Outras medidas:

– Bolas serão desinfetadas antes e durante o jogo. Se uma cair na arquibancada, será substituída por outra imediatamente;

– No vestiário, os jogadores devem ficar pelo menos 1,5 metro de distância um do outro e deverá haver rodízio para utilizar o local. O tempo máximo no vestiário será de 30 minutos e todos deverão usar máscaras;

– As equipes devem manter a distância de 1,5 metro também no transporte do estádio ao local de concentração e vice-versa;

– Crianças não poderão entrar no gramado. No banco de reservas, os atletas deverão ficar sentados 1,5 metro de distância um do outro;

– A entrevista coletiva será virtual. Não haverá sala de imprensa e zona mista.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*