Economia, Notícias

Sicredi quer abrir sete agências no ABC em 2020

Sicredi quer abrir sete agências no ABC em 2020
Basso (ao microfone): “Para 2020, nossa expectativa é manter a trajetória de crescimento”. Foto: Divulgação

A cooperativa de crédito Si­credi Vale do Piquiri ABCD PR/SP planeja inaugurar de seis a sete agências na região em 2020, do total de 16 novas operações que a institui­ção pretende abrir no ABC e na Capital ao longo deste ano.

A revelação foi feita pelo pre­sidente da cooperativa, Jaime Basso, du­rante seminário reali­zado na úl­tima quarta-feira (12) pela ins­tituição em um hotel de Santo André.

Atualmente, o Si­credi possui 15 agências em seis dos sete municípios. “A coopera­tiva está buscando locais on­de ainda não atuamos para expandir sua operação. Uma possibilidade é Rio Grande da Serra, que ainda não tem agência do Sicredi”, disse Basso.

Com atuação no ABC, na Capital e no Oeste e Noroste paranaenses, o Si­credi Vale do Piquiri ABCD PR/SP fechou o ano passado com aumento de 19% na base de associados, para 141 mil, dis­tri­buídos em 82 agên­cias. Também na passagem de 2018 para 2019, a cartei­ra de crédito avançou 37%, para R$ 2,4 bilhões, e o total de depósitos aumentou 31%, para R$ 2,1 bilhões.

“O Sicredi veio crescendo fortemente nos últimos anos e, para 2020, nossa expectativa é de manter essa trajetória, aumentando o número de agências e oferecendo mais crédito para incentivar a pro­dução”, afirmou Basso.

PROJEÇÕES

O Sicredi estima que a economia bra­sileira vai crescer 2,4% neste ano, estimulada mais uma vez pelo consumo das famílias. Po­rém, esse cres­cimento está condicionado à continuidade do processo de ajuste das contas públicas.

A avaliação é do eco­no­mis­ta sênior do Sicredi, João Ricardo Rodrigues Mo­reira, fei­­­ta du­rante o seminário. “De um lado, a gente tem o consumo das famílias puxado pe­los juros mais baixos e pelo aumento do nível de emprego; do outro, temos o governo fe­deral, os Estados e os municípios segurando os gastos públicos, o que deve contribuir para a recuperação mais lenta, assim como a desaceleração da economia global”, afirmou Moreira.

No ano passado, segundo o Banco Central, o estoque total de operações de crédito do sis­tema financeiro subiu 6,5%.

Moreira lembrou que a eco­nomia brasileira “patinou” no início do ano passado devi­do à crise na Argentina e ao desastre em Brumadinho, que re­tar­daram a recuperação do Produto Interno Bruto (PIB). Destacou, porém, que houve crescimento de 0,5% e 0,6%, respectivamente, no segundo e terceiro trimestres, o que sinaliza aceleração. “Se a eco­nomia repetir esses porcen­tuais nos próximos quatro trimestres vamos chegar na ponta com 2,4%, o que é bastante re­levante se comparado à média do pós-crise”, disse.

Mo­reira afirmou ainda que o câmbio deve continuar pres­sionado ao longo deste ano. En­tre os vetores que contri­buem para o movimento de desvalorização do real estão a guerra comercial entre Estados Unidos e China, a desace­leração da economia global e o avanço do coronavírus. No ambiente doméstico, o economista ressaltou a queda na taxa Selic – que, em 4,25%, deixa o Brasil menos atraente para investidores.

 

Cooperativa realiza rodada de assembleias de prestação de contas

A cooperativa de crédito Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP iniciou rodada de assembleias para prestação de contas nos locais onde atua – ABC, São Paulo e regiões Oeste e Noroste do Paraná. Ao todo, serão realizados 49 eventos até o próximo mês.

No ABC, a próxima assem­bleia está marcada para 3 de março no Espaço Figueiras (rua das Figueiras, 420 – Bairro Jardim, Santo André)

Nas assembleias são apre­sentados os resultados referen­tes a 2019 e o planejamento de 2020. Neste ano, em especial, serão realizadas as eleições dos conselhos de administração e fiscal. Além disso, haverá alteração no Estatuto Social pa­ra ade­quação às novas regulamentações e práticas de mercado.

“Trata-se de oportunida­de para divulgar o coope­ra­tivismo de crédito, esclarecer dúvidas e receber sugestões”, afirmou o presidente da instituição, Jaime Basso.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*