Economia, Notícias

Shoppings do ABC apostam em tecnologia para garantir distanciamento do Papai Noel

Shoppings do ABC apostam em tecnologia para garantir distanciamento do Papai Noel
Grand Plaza preparou ambiente para quem não abre mão da boa e velha foto de Natal com a família. Foto: Divulgação

A pandemia de covid-19 pri­vou a garotada de interagir com o Papai Noel nos shoppings da região neste ano. Po­rém, isso não significa que o Bom Velhi­nho es­tará ausente das decorações de Natal dos em­preendimentos. Gra­­ças à tecnologia será possível vê-lo e até fotografar com ele.

O Papai Noel virtual, ceno­gráfico ou holográfico foi a saí­da encontrada pelos centros de compras para evitar aglo­me­rações que um Noel pre­­sen­cial poderia provocar. Há outra preo­cupação: os ato­res que o interpretam são em sua ma­io­ria idosos e, portanto, estão no grupo de risco da doença.

No shopping Praça da Mo­ça, de Diadema, não haverá a tradicional festa de chegada do Papai Noel, mas o Bom Ve­lhinho aparece, a partir de hoje (10), em realidade aumentada (projeção em tamanho real) pa­ra tirar fotos com as crianças.

Para encontrá-lo, a garotada terá de participar de uma espécie de “caçada” ao Papai Noel. Por meio de um aplicati­vo, os clientes saem à procura de quatro totens, cada um com a próxima pista. Depois de des­vendar as quatro pistas, o quinto totem é habilitado com o tão esperado encontro para a foto com o Bom Velhinho.

Segundo o gerente de Marketing do Praça da Moça, Da­niel Lima, a decoração deste ano – inaugurada no último sábado – é contemplativa, recheada de guloseimas e personagens tradicionais da época. “Pensa­mos em deixar tudo lúdi­co, colorido e leve, com uma festa de encher os olhos e o coração. Acreditamos que este ano precisa dessa magia mais do que nunca”, comentou. “Nosso Na­­tal é mais tecnológico e online, mas sem perder a essência des­ta época tão especial.”

VIRTUAL

A estratégia adotada pelo Praça da Moça segue o protocolo elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com o hospital Sírio-Libanês e anunciado em outubro. Pesquisa pu­blicada na última sexta-feira pela entidade revela que 43% dos empreendimentos aposta­rão em Papais Noéis virtuais. Outros 14% terão a presença do Bom Velhinho isolado do público ou de boneco disponí­vel para fotos e 19% não contarão com a presença do Noel.

“O momento é de reforçar a confiança que o consumidor tem nos shoppings e recebê-lo com segurança para realizar suas compras, evitando fluxo intenso de pessoas e aglomerações”, afirmou o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Outros shoppings do ABC também prepararam Natal sem a presença física do Papai Noel. É o caso do Atrium, de Santo André, que vai inaugurar no próxi­mo sábado a decoração Jardim dos Ursi­nhos. Diversos Papais Noéis cenográficos, em tama­nho real, estarão espalhados pelos corredores do empreendimento. Na Praça de Eventos, uma caixa estará dis­po­ní­vel para receber car­ti­nhas com pedidos de presentes.

“Nosso Natal é contemplativo, mas cheio de magia. O mais importante é dar a certeza ao nosso consumidor de que es­tamos oferecendo um ambiente seguro para que realize suas com­pras com confiança”, disse o gerente de Marketing do Atrium Shopping, Eduardo Valderano.

O Shopping ABC, de Santo André, inaugurou no último sá­bado a decoração Natal Mágico, na qual o Bom Velhinho aparece exclusivamente por meio de efeitos holográficos, dentro de uma caixa de presentes.

Com 1,80 m de altura, o Papai Noel surge quando a criança aciona um pedal. O Bom Ve­lhinho conta uma história lúdica de Natal, além de conferir a lista de nomes para ver se todos ali vão ganhar presentes. Depois vai embora como mágica, entre efeitos de fumaça, som e luzes.

PROJEÇÃO

No Grand Plaza Shopping, de Santo André, o Papai Noel emprega tecnologia de realidade aumentada e pode ser projetado em qualquer ambiente. Para projetá-lo basta apontar a câmera do smartphone, escanear o QR Code nos totens e o Noel saltará da tela para onde o cliente escolher.

A árvore de Natal é um show à parte: emprega tecnologia de video mapping (projeção de vídeo sobre objetos ou super­fícies irregulares). Em uma ani­mação com três minutos são apresentados cinco diferen­tes estilos de Papai Noel.

Para aqueles que não abrem mão da boa e velha foto de Natal com a família, o Grand Plaza também preparou espa­ço instagramável, com uma ca­çam­ba totalmente estilizada com ar­te urbana e chaminé cria­da no melhor estilo natalino.

O Golden Square Shopping, de São Bernardo, inaugurou sua decoração, chamada Vila de Na­tal, na última quinta-feira. O cliente poderá conversar com o Papai Noel por meio de chamada de vídeo. Para isso, é preciso agendar a transmissão ao vivo no aplicativo do empreendimento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*