Diadema, Minha Cidade, Sua região, Últimas Notícias

Shopping Praça da Moça recebe a mostra ‘Itália Em 40 Cliques’, do fotógrafo Ari Paleta

Ari Paleta: exposição nasceu de viagem férias à Itália/Divulgação
Ari Paleta: exposição nasceu de viagem férias à Itália/Divulgação

DIADEMA – A exposição fotográfica “Itália em 40 cliques”, de Ari Paleta, chega ao Shopping Praça da Moça, em Diadema, a partir de terça-feira (23). Nessa mostra o fotógrafo empresta seu olhar para imortalizar paisagens, ruínas, monumentos e história da Itália.
Ao longo de 20 dias, foram percorridas Roma, Florença, Pisa, Verona e Veneza, além de cidadezinhas da Toscana, como Colle di Val D’Elsa, Montisi, Montalcino, Montepulciano, Siena, San Gimignano e Volterra.
A mostra, que teve sua estreia em Cambuí (Minas Gerais) em dezembro de 2016, chega à sua quinta edição no Shopping Praça da Moça e registrou grande volume de visitações nos locais que percorreu.

Italianos em Diadema
Embora Diadema não possua núcleo colonial italiano, a cidade é forte na migração interna. De acordo com o jornalista especializado em memória Ademir Medici, entre nomes de italianos que se projetaram no município, destacam-se os Ducca, pioneiros do bairro Taboão; os Fabrini, de Piraporinha; o importante jurista Miguel Reale, que batizou a Vila Conceição de Diadema; Pedrozzelli, pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Grande Guerra.
João Gava, que fará 105 anos em abril e escreve sobre a cidade em seus tempos rurais; o empresário Luigi Papaiz, da fábrica de chaves e cadeados da Rodovia dos Imigrantes; os Melchioretto, que por décadas atuaram em Eldorado, construindo embarcações; e a ilustre pintora Anita Malfatti também se destacaram na história da cidade. “Nos tempos em que viveu em Diadema, de manhã ela saía caminhando, a passeio, com uma flor, que era ofertada ao primeiro que passava”, conta Medici.
É importante ressaltar que parceiros como Studio Shopfoto, Sauer Design & Publicity, Solst Protetor Solar, Bazar Cecília e Enjoy Inglês Profissionalizante foram fundamentais para a realização da mostra.

Sobre o artista
Ari Paleta nasceu em 1981, em Santo André, cidade onde reside até hoje. Iniciou na profissão como repórter fotográfico em 2002. Passou por importantes jornais e agências de notícias, dentre os quais o Diário Regional.
Em seu tempo livre, adora viajar com a esposa, que também é jornalista, e unir o útil ao agradável. Enquanto desbravam novos destinos, aproveitam para trabalhar. Foi assim que nasceu a exposição ‘Itália em 40 cliques’, das férias em junho de 2016.
Serviço – ‘Itália em 40 cliques’. Fotógrafo: Ari Paleta (www.aripaleta.com). Curadoria: Soraia Abreu Pedrozo. Idealizadora: Andréa Bagnarioli Accurti. Abertura: terça-feira (23), das 19h30 às 22h. Local: Shopping Praça da Moça, Loja 131, Piso Palmeira (Rua Manoel da Nóbrega,712, Centro). Tel.: 4057-8900/www.shoppingpracadamoca.com.br.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*