Diadema, Minha Cidade, Sua região

Shopping Praça da Moça inaugura exposição ‘Dog Art’

Mostra conta com 56 esculturas de cães, personalizadas por artistas e celebridades, como a atriz Claudia Raia. Foto: Angelica RichterO Shopping Praça da Moça, em Diadema, inaugurou na noite de ontem (4) a exposição “Dog Art”. São 56 esculturas de cães, personalizadas por artistas e celebridades, como a atriz Claudia Raia, o cantor Junior Lima e a modela Rafaela Kuerten. Idealizada pela Sciacco Studio, a exposição pretende chamar a atenção para a proteção animal e também difundir o acesso à arte.

O projeto começou em 2013 e já foi visto no Museu Brasileiro da Escultura, nos shoppings Market Place e Frei Caneca, e no Clube Hebraica, em São Paulo; em Manaus e na cidade de Nashville, nos Estados Unidos. “A exposição nos Estados Unidos se tornou anual e a instituição que realiza o evento colabora com uma organização que cuida de cães velhinhos”, afirmou Tania Scicco, idealizadora da mostra. “Nosso objetivo é divulgar o trabalho dos artistas e a causa animal.”

O Praça da Moça convidou artistas e pessoas de renome da cidade para customizar as esculturas. A primeira-dama de Diadema, Carolina Rocha, escolheu a flor que tem o mesmo nome da cidade para pintar na sua escultura. “Exposição de artes sempre chama muito a atenção e é uma oportunidade para as pessoas da cidade expressarem seus sentimentos e fazer parte do evento”, disse.

Desafio

O grafiteiro Clodoaldo Almeida da Silva, o Pixote Mushi, artista da cidade, relatou que o principal desafio foi passar a sua arte para um objeto tão menor que as paredes que normalmente grafita. “A adaptação do formato foi bem desafiador. Pintei três ou quatro vezes até achar o caminho, que é o que acontece na arte, a gente acha o caminho e as coisas fluem”, pontuou. Para o artista, a participação no projeto ajuda a quebrar o preconceito com o grafite. “O grafite é uma arte, tão rica quanto as artes acadêmicas, e hoje está nas camisetas, nos tênis, em esculturas, sem nunca ter deixado de estar nas ruas”, pontuou.

O projeto social Lutar pelo Futuro, que atende 380 crianças com aulas de Morganti ju-jitsu, também teve uma escultura na mostra. “Recebemos a colaboração da escola Art Ideal, que captou muito a ideia do projeto e estamos muito felizes em participar”, afirmou a presidente da associação, Vera Lucia Rocha.

O gerente de Marketing do shopping, Danilo Senturelle, destacou que o empreendimento tem entre seus pilares o incentivo às artes e à cultura, e tem focado seus esforços no sentido de aproximar os artistas de Diadema e da região com a população, dando acesso aos trabalhos desses profissionais. “É realmente um diferencial que tem se tornado nossa marca”, pontuou.

O Diário Regional também participa da mostra. “Convivi com animais na infância. Então, esse convite falou direto ao meu emocional. A iniciativa do shopping é excelente, incentivando a arte, assim como todas as atividades que o empreendimento tem feito nos últimos anos”, destacou o diretor comercial do Diário Regional, Elidio Capel.

Serviço – A Exposição Dog Art está aberta à visitação até dia 16, no Piso Araucária, e a entrada é gratuita. Nos dias 8, 9, 15 e 16 deste mês, das 12h às 18h, haverá oficinas de customização das esculturas. Gratuita e livre para todas as idades. Mais informações no site http://dog.art.br/. O shopping fica localizado na rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro. Informações pelo telefone 4057-8900.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*