Economia, Família & finanças

Seu padrão de vida está acima de seus ganhos? Cuidado

Caro (a) leitor (a), hoje em dia vivemos em uma sociedade orientada pela cultura da ostentação, que está presente nas coisas mais simples, como postar uma foto aparentando levar uma vida que não é verdade, chegando ainda ao ponto de haver pessoas e famílias que tentam manter um padrão de vida superior aos ganhos, o que por obvio, é uma atitude extremamente perigosa e prejudicial às finanças.

Não há dúvidas de que ter o aparelho de celular de último modelo, usar roupas “de marca”, ter um veículo legal e novo ou ainda frequentar lugares caros, como restaurantes e lojas badaladas, é gostoso e nos faz sentir integrantes da camada da sociedade que nos interessa.

Porém, para manter algumas dessas ostentações, é necessário empenhar um dinheiro que muitas vezes não temos, ou seja, nos tornamos dependentes do cartão de crédito, fazemos do cheque especial uma extensão do salário, além do possível hábito de tomar um empréstimo para liquidar outro já feito. Entramos em uma bola de neve financeira.

Se você se identificou com alguns dos exemplos acima, se a fatura de seu cartão de crédito está com diversas compras parceladas ou ainda se o seu salário mensal não é suficiente para cobrir o saldo devedor de sua conta corrente, cuidado, pois muito provavelmente você mantém um padrão de vida acima de seus ganhos.

Então, antes que seja tarde demais, a melhor coisa a fazer é revisitar o mais rápido possível, e com muito critério, todas as despesas que possui.

Imagine como seria sua vida se, de uma hora para outra, o banco no qual você possui conta lhe tirasse o cheque especial e seu cartão de crédito. Seu salário seria suficiente para pagar todas as despesas e gastos que você tem e ainda passar o mês?

Se a resposta for negativa e você identificar que de fato há despesas feitas exclusivamente para manter ostentação, sugiro abandonar estes hábitos e comportamentos de consumo, concentrando esforços para voltar seu orçamento para o azul.

Ficou com alguma dúvida? Envie uma
mensagem que eu esclareço. Meu e-mail é: falandofacil123@gmail.com.

Para informações sobre outros temas sobre finanças e economia acesse https://www.sergiobiagioni.com.br/

Sérgio Biagioni Junior trabalhou mais de 25 anos no mercado financeiro. É formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos. Cursa pós-graduação na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais. Atualmente é mentor e planejador financeiro especializado em profissionais liberais, pessoas físicas e finanças familiares.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*