Minha Cidade, Santo André, Sua região

Sesi e Braskem promovem curso de Guarda-Vidas Mirim

Sesi e Braskem promovem curso de Guarda-Vidas Mirim
Ação faz parte do projeto Embaixadores do Esporte, que beneficia cerca de 360 crianças de Santo André e Mauá. Foto: Divulgação/Braskem

O projeto Embaixadores do Esporte, que oferece aulas gratuitas de natação para crianças e adolescentes de 7 a 19 anos, promove, ao longo deste mês, o treinamento “Guarda-Vidas Mirim” para seus alunos.

Viabilizada pelo Sesi com apoio da Braskem, a capacitação tem como objetivo reforçar a importância da segurança durante a prática esportiva e no dia a dia.

As aulas contam com o apoio técnico do guarda-vidas profissional Wilson Lopes Rodrigues. Ao todo, 360 crianças são beneficiadas pela ação, que oferece módulos específicos considerando a idade dos participantes. O cronograma contempla quatro aulas, sendo duas teóricas e duas práticas, com exercícios de técnicas de salvamento como resgate, manobras aquáticas, atendimento a vítimas dentro e fora d’água, primeiros socorros e chamadas de emergência.

Flávia Molla, orientadora esportiva responsável pelo projeto, explica que os participantes que se destacam durante o curso passam a auxiliar o guarda-vidas durante outras ações. “No final do ano, algumas apresentações são feitas para celebrar o encerramento do ciclo. Nesse momento, os guarda-vidas mirins, selecionados nas turmas a partir de 13 anos, au­xiliam os alunos mais novos dentro da piscina”, afirmou.

Além da segurança esportiva, o curso oferece outras noções importantes para as crianças, como cuidados básicos ao ir à praia ou para andar sozinho na rua. “Eu quero ser médica quando crescer e estou gostando muito das aulas. Nós já aprendemos, por exemplo, a analisar uma situação de perigo e medir a pulsação e a respiração de uma vítima. Estou ansiosa pelos exercícios que faremos na próxima semana”, destacou a aluna Isadora Figueira Modal, de 11 anos.

PROGRAMA

O Embaixadores do Esporte é realizado desde 2006 por meio do programa Atleta do Futuro (Sesi), com apoio da Braskem, estimulando a prática esportiva das crianças da região. O curso de Guarda-Vidas Mirim é realizado anualmente como parte do projeto, que oferece também outras atividades ao longo do ano.

“A Braskem acredita no potencial do esporte como catalisador da educação para a formação de cidadãos mais engajados e responsáveis no futuro. Ficamos muito orgu­lhosos em ver os resultados do Embaixadores do Esporte, que há 12 anos contribui para o desenvolvimento social da comunidade onde estamos inseridos”, comenta Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*